Saltar para o conteúdo

Pelotão de elevada qualidade na 40ª Volta ao Algarve em bicicleta

12 de Fevereiro de 2014

‘Algarvia’ recebe os dois campeões mundiais em título, assim como campeões nacionais de nove países diferentes – A 40ª edição da Volta ao Algarve, que vai disputar-se entre 19 e 23 de fevereiro, será uma autêntica corrida de campeões. Num pelotão no qual já estão confirmadas 20 equipas – oito das quais do WorldTour –, a ‘Algarvia’ vai juntar, pela primeira vez numa prova nacional, os dois campeões mundiais em título, Rui Costa e Tony Martin.

39ª Volta Algarve em bicicleta

A corrida mais internacional do ciclismo português contará de novo com um pelotão de luxo e entre os pré-inscritos conhecidos até à data estão onze corredores do top 100 mundial, os campeões mundiais de fundo e de contrarrelógio – Rui Costa (Lampre-Merida) e Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), respetivamente –, assim como campeões nacionais de nove diferentes países.

O português Rui Costa (Lampre-Merida), atual campeão mundial de fundo e campeão português de contrarrelógio, é uma das figuras incontornáveis da prova, regressando ao Algarve depois do quinto lugar na geral individual alcançado em 2013. O germânico Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep), detentor do título mundial de contrarrelógio e campeão alemão da mesma especialidade, é outra das referências da Volta ao Algarve e tentará repetir os triunfos de 2011 e 2013.

Colega de equipa de Martin na Omega Pharma-QuickStep, Michal Kwiatkowski chegará ao Algarve ostentando os galões de campeão da Polónia de fundo, tendo, à semelhança do alemão, integrado o bloco da Omega Pharma que conquistou o título mundial de contrarrelógio por equipas em 2013.

39ª Volta Algarve em bicicleta

A Volta ao Algarve vai ainda receber mais quatro campeões nacionais de contrarrelógio, entre os quais dois homens oriundos de países com pergaminhos nesta disciplina. É o caso do espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar) e do britânico Alex Dowsett (também da Movistar). Outro campeão na luta contra o cronómetro é Jan Barta (Netapp-Endura), campeão de contrarrelógio e de fundo da República Checa. O campeão tunisino de contrarrelógio e de fundo, Rafaa Chtioui (SkyDive Dubai), também está pré-inscrito pela sua equipa.

O ciclista Mark Cavendish (Omega Pharma-QuickStep), considerado como o melhor “sprinter” do pelotão mundial com mais de 100 vitórias no currículo, repete a presença na Volta ao Algarve, ostentanto este ano o título de campeão britânico de fundo.

O pelotão da 40ª Volta ao Algarve recebe também o campeão de fundo da Espanha, Jesús Herrada (Movistar), da Estónia,Rein Taaramae (Cofidis), e de Marrocos, Soufiene Haddi (SkyDive Dubai).

Antevê-se uma Volta ao Algarve muito renhida, com candidatos do calibre dos referidos Rui Costa, Tony Martin e Michal Kwiatkowski, mas não esquecendo outros nomes sonantes, com destaque para Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) – vencedor da Volta ao Algarve em 2009 e 2010 e vencedor do Tour em 2007 e 2009 –, Christopher Horner (Lampre-Merida) – vencedor da Vuelta em 2013 –, Simon Spilak (Katusha), Tiago Machado (Netapp-Endura), Rafal Majka (Tinkoff-Saxo),Wilco Kelderman (Belkin) ou Thomas Voeckler (Europcar).

Apresentação oficial 40ª Volta Algarve em bicicleta

Cândido Barbosa, Diretor Desportivo da Volta ao Algarve, afirma: “Num ano muito especial, em que a ‘Algarvia’ celebra a sua 40ª edição, foi possível reunir uma vez mais um pelotão de luxo, fruto do carinho ímpar que a prova goza entre as diversas equipas e ciclistas. Estão reunidas todas as condições para que se assista a um grande espetáculo desportivo na região, e acreditamos que esta edição será a mais competitiva dos últimos anos, quer pelo percurso variado e pelo regresso às cinco etapas, quer pela quantidade de estrelas que estarão presentes na prova. Sendo hoje uma corrida com uma dimensão internacional, queremos que a Volta ao Algarve mantenha a a sua cariz popular, capaz de orgulhar as pessoas da região, e que ano após ano cresça de forma sustentável.

Lista de pré-inscritos conhecidos até à data por lugar no Ranking World Tour de 2013:

 

Ranking Corredor/Equipa
Rui Costa (Lampre-Merida)
13º Christopher Horner (Lampre-Merida)
15º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo)
20º Rafal Majka (Tinkoff-Saxo)
21º Simon Spilak (Katusha)
23º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)
29º Mark Cavendish (Omega Pharma-QuickStep)
38º Wilco Kelderman (Belkin)
55º Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)
64º Sep Vanmarcke (Belkin)
100º Gorka Izagirre (Movistar)

Lista de campeões:

Campeões Corredor/Equipa
Mundial de fundo: Rui Costa (Lampre-Merida)
Mundial de contrarrelógio: Tony Martin (Omega Pharma-QuckStep)
Alemanha de contrarrelógio: Tony Martin (Omega Pharma-QuckStep)
Espanha de fundo: Jesús Herrada (Movistar)
Espanha de contrarrelógio: Jonathan Castroviejo (Movistar)
Estónia de Fundo Rein Taaramae (Cofidis)
Grã-Bretanha de fundo: Mark Cavendish (Omega Pharma-QuickStep)
Grã-Bretanha de contrarrelógio: Alex Dowsett (Movistar)
Marrocos de fundo: Soufiene Haddi (SkyDive Dubai)
Polónia de fundo: Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep)
Portugal de contrarrelógio: Rui Costa (Lampre-Merida)
República Checa de fundo: Jan Barta (Netapp-Endura)
República Checa de contrarrelógio: Jan Barta (Netapp-Endura)
Tunísia de fundo: Rafaa Chtioui (SkyDive Dubai)
Tunísia de contrarrelógio: Rafaa Chtioui (SkyDive Dubai)

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: