Saltar para o conteúdo

Ata de Reconhecimento de Fronteira: Alcaides transfronteiriços querem maior cooperação entre margens

13 de Dezembro de 2013

Decorreu hoje em Alcoutim a assinatura da Ata de Fronteira entre o Município de Alcoutim e os ayuntamentos de Sanlúcar de Guadiana, El Granado e San Silvestre de Guzmán, onde participaram os representantes dos quatro autarquias ribeirinhas, Osvaldo Gonçalves, de Alcoutim, José Ojeda, de Sanlúcar, María Medina, de Granado, e Josefa González, de San Silvestre.

Ata de Reconhecimento de Fronteira (1) Ata de Reconhecimento de Fronteira (2)

A assinatura da Ata de Fronteira assinala e confirma a demarcação da fronteira luso-espanhola, estabelecida pelo Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, celebrado em Lisboa em 1864. Mais tarde, através de convénio bilateral, os limites foram confirmados em 1926 entre a confluência do Rio Cuncos e a foz do Rio Guadiana.

O ato de assinatura da Ata de Reconhecimento de Fronteira é anual, mas, pela primeira vez em muitos anos, juntou os autarcas das quatro comunidades, num encontro marcado pela manifesta vontade de trabalhar e desenvolver a cooperação entre os povos.

Ata de Reconhecimento de Fronteira (3)

Estando no início deste mandato autárquico, o Município de Alcoutim aproveitou esta oportunidade para anunciar as suas intenções e objetivos de cooperação transfronteiriça para os próximos quatro anos, apresentando alguns projetos que gostaria de desenvolver com os pares da margem espanhola, como a promoção de encontros gastronómicos e a colaboração nos eventos sociais e/ou turísticos, entre outros, cujo objetivo final será o de aproximar as comunidades transfronteiriças e promover as margens como conjunto turístico.

Ata de Reconhecimento de Fronteira (4)

“O Município de Alcoutim acredita no trabalho e no crescimento em parceria e é com esse desígnio que vos peço que analisemos de que forma será possível otimizar, ainda mais, a nossa cooperação”, referiu o autarca de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, nomeadamente na “promoção e realização conjunta de eventos que valorizem a recente classificação da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, que abrange os dois países.

Ata de Reconhecimento de Fronteira (5)

À cerimónia seguiu-se o hastear da bandeira nacional no Castelo da Vila, onde permanecerá içada como símbolo de soberania nacional.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: