Visita a lagar de azeite e tiborna
No âmbito do ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”: Jantares e paisagens a caminho do inverno realiza-se, no dia 09 de novembro, pelas 14h30, na Cooperativa dos Olivicultores de Tavira (Vale Caranguejo), uma visita a um lagar de azeite e tiborna, sob a orientação de Manuel Martins. De acordo com a tradição “em novembro, põe tudo a secar, que pode o sol não voltar”… e começam-se os preparativos para o inverno. Aprovisiona-se a despensa e espiam-se os primores na horta para os “jantares de grão” com batata-doce da colheita passada. É tempo de azeite e vinho novo e o medronho já amadurece na serra.
A ação surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” e destina-se ao público em geral. O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade apresentada, em março de 2012, na sede da UNESCO.
As inscrições são gratuitas e obrigatórias, devendo os interessados preencher a ficha de inscrição (disponível em http://www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do e-mail edu.museus@cm-tavira.pt