Skip to content

OS PEQUENOS COMÉRCIOS E AS GRANDES SUPERFÍCIES EM DEBATE NA CONFRARIA

16 de Dezembro de 2016

O aparecimento em breve de uma hiper superfície em Loulé, a juntar ás grandes superfícies existentes, está a causar sérias apreensões no comércio local. Perante a hegemonia das grandes e em breve hiper superfícies. comerciantes e clientes temem o fim dos “pequenos”. No tradicional jantar-debate da Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada (CCTQ) de Novembro, realizado no carismático restaurante farense – Flôr do Rôxo, sugestões não faltaram.

confraria-coopofa-7

Baião, um dos fundadores da COOPOFA – Cooppofa-Cooperativa de Consumo Popular de Faro , foi o convidado especial do repasto. Para amenizar o debate, muito participado, a equipa da Flôr do Rôxo serviu a habitual gastronomia mediterrânica.

confraria-coopofa-20

O antigo dirigente da Coopofa salientou as dificuldades económico-financeiras que a conhecida cooperativa de consumo dse Faro está a passar, “com a possibilidade de fehar portas se não for ajudada – por isntituições bancárias, públicas ou empresários interessados em investir“. Tanto mais que “a Coopofa tem um valioso património”, sublinhou.

coopofa-sede

confraria-coopofa-8

Entre os confrades e confreiras, mais do que questões, muitas foram as sugestões para ajudar a ultrapassar a situação – todas no sentido de Baião “levar a carta a Garcia”, como refere o dito popular, já que a Confraria é composta de vários empresários e homens da economia de renome no Algarve. Isto se os gestores da Coopofa estiver interessada em tal ajuda. 

confraria-coopofa-45 confraria-coopofa-30

confraria-coopofa-72

confraria-coopofa-29

Afinal, perante a implantação dos “monstros”, “cabe aos mais pequenos serem preventivos em vez de reactivos, tomando a iniciatíva, Tanto mais que o comércio de próximidade, em cada localidade, continua a ter clientes se o comércio local souiber ser apelativo e interventivo”, salientaram os confrades e confreiras.

confraria-coopofa-17

confraria-coopofa-10

As respostas do associado e antigo dirigente da Coopofa foram elucidativas do estado a que chegou a cooperativa, mas Baião nunca deixou a ideia de desânimo dos “muitos associados que utilizam o restaurante, mini-mercado e cresce instalados na sede da cooperativa” – “nem desistência dos membros dos corpos sociais”, destacou.

confraria-coopofa-2

O fundador da conhecida cooperatiba de consumo de Faro relembrou sempre que não falava em nome da direcção, sómente “como associado interesaado em procurar ajudas para evitar o fim da Coopofa”.  

confraria-coopofa-47 confraria-coopofa-46 confraria-coopofa-39 confraria-coopofa-31 confraria-coopofa-15

Manuel Luís – t e f

Cooperativa de Consumo Popular de Faro, CRL  – Historial
Entrada loja

Fundada, após o 25 de Abril, em 5 Jul. 1976, por iniciativa de Comissões de Moradores de Faro que se juntaram-se e constituíram uma Cooperativa de Consumo. As instalações iniciais, eram no Fumeiro (Rua S. Gonçalo de Lagos), entretanto construiu instalações próprias, e em Ago./1993 transferiu-se para a actual morada, junto ao depósito da água (Rua da Cooppofa).

A actividade foi-se desenvolvendo e a Cooppofa conta actualmente com cerca de 4.000 membros, dando emprego a 55 trabalhadores nas suas diferentes actividades.
A actividade inicial era inicialmente virada para artigos de consumo corrente e ajudou a estabilizar os preços na cidade

Secção Talho

Actualmente a loja, moderna e funcional, com cerca de 650m de área de vendas tem um conjunto de secções de produtos frescos diários – Carne, Peixe Fresco, Charcutaria, Horto Frutícolas, em conjunto com produtos Alimentares e Bebidas, Higiene e Limpeza e Bazar.

Infantário

Mas as necessidades de Apoio à Infância eram grandes e a Cooppofa em 1977 abriu um Infantário para apoio aos sócios.  Em 1980 foi equiparada a Instituição Particular de Solidariedade Social.

Actualmente a actividade foi alargada ao pré escolar e creche.

É frequentado por mais de uma centena de crianças.

Bar

Refeitorio

Conta com um serviço de Bar e Self service de apoio aos sócios a preços acessíveis e qualidade controlada, onde diariamente pode contar com refeições equilibradas e económicas.

fonte do historial – Coopofa

VGAZ logo2CONTACTE-NOS – TEMOS TODO O TIPO DE GÁS PARA A SUA EMPRESA OU HABITAÇÃO. CLIQUE EM V-GÁS E SAIBA MAIS

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: