Skip to content

Centro Ciência Viva de Lagos distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian

28 de Outubro de 2014

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) foi recentemente distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian com um prémio no valor de 20 mil euros. A verba será usada no desenvolvimento de projetos de Divulgação e Comunicação em Saúde. O projeto “Saúde a 4 Tempos”, da autoria do CCVLagos, ganhou um prémio de 20 mil euros, no âmbito do “Concurso Literacia da Saúde 2014” lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de financiar projetos que contribuíssem para promover formas de adquirir, processar e compreender informação no domínio da Promoção em Saúde.

Pretende-se agora que o “Saúde a 4 Tempos” seja implementado quer em escolas do Algarve, quer noutras instituições da região. De acordo com o CCV Lagos, este projeto diz respeito a quatro temáticas organizadas motivacional e formalmente com as quatro estações do ano. Desta forma, cada temática abordará as áreas da saúde diretamente relacionadas com as estações em que se inserem. Assim, serão abordados os seguintes temas: 1) primavera – Sistema imunitário, as Alergias; 2) verão – Cancro, a Pele; 3) outono – Saúde Mental, Desordem Afetiva Sazonal e 4) inverno – Vírus, Gripe.

As metodologias deste projeto do CCVL vão envolver Sessões de Esclarecimento e Cafés de Ciência, onde se promoverá o debate sobre questões importantes nem sempre associadas diretamente à Saúde, nomeadamente as sociológicas (envelhecimento da população) e as económicas (o alto custo económico da Saúde e os impactos económicos das doenças crónicas). Também o Desafio à Escola e Atividades Mãos na Massa são outras das formas através das quais o Centro Ciência Viva de Lagos irá implementar este projeto no terreno.

De acordo com aquela entidade, com o projeto “Saúde a 4 Tempos”, o Centro Ciência Viva de Lagos “assume o papel de veículo divulgador de informação científica, mas também de formação dos cidadãos para que estes possam ter um papel mais interventivo nas decisões políticas, seja em Saúde, seja ao nível da Ciência”.

Refira-se que na edição anterior deste concurso, apenas 6 projetos foram financiados –  num total de 276 candidaturas – , sendo esta a primeira vez que um Centro Ciência Viva é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito de projetos de Literacia em Saúde.

Para além das várias atividades inerentes ao seu espaço expositivo (Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Saídas de Campo e Palestras), o CCVL tem vindo também a assumir-se noutras áreas da Ciência, nomeadamente através da associação a projetos de investigação científica e no qual desempenha o papel de parceiro de Comunicação e Divulgação de Ciência.
Saiba mais e conheça todas as atividades do Centro em http://www.lagos.cienciaviva.pt/.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: