Hipismo: ANGOLA VAI SER ADMITIDA NA FEI
A notícia do dia no Vilamoura Champions Tour 14 foi dada pelo vice-presidente da Federação Equestre de Angola (FEA), o general Cali Mendonça (centro na foto), de visita ao maior encontro hípico português da actualidade. “Depois da visita, em julho passado, de uma equipa da Federação Equestre Internacional (FEI), liderada pelo juiz internacional português, João Moura (esqª), para analisar as condições do hipismo angolano, estamos convictos que na Assembleia Geral da FEI, em dezembro próximo, seremos admitidos como seus membros”. Assumiu a Algarve Press o dirigente do hipismo angolano, que justificou a admissão da FEA no organismo que lidera o hipismo mundial com “o crescimento da prática da modalidade em Angola” .
A convicção de Cali Mendonça, antigo internacional angolano de fosso olímpico, em Sydney 2000, foi subscrita pelos irmãos Moura. João, o juiz internacional, e António (drtª), pilar central do Vilamoura Equestrian Centre e presidente da Associação Equestre do Algarve: “Estamos imensamente satisfeitos com a entrada da Federação Equestre de Angola na FEI”, sublinharam. Cientes que a entrada de Angola na FEI será uma mais valia para o reforço do hipismo de língua oficial portuguesa no panorama hípico internacional, o vice-presidente da FEA deixou a “forte possibilidade, após a admissão do hipismo angolano na FEI, de Angola organizar, aqui em Vilamoura, uma prova internacional idêntica ao Vilamoura Champions Tour, até para aprendermos, pois ainda não possuímos a logística nem a experiência para um evento desta dimensão”. reconheceu.
Mais uma excelente notícia para o relacionamento desportivo e social entre Angola e Portugal, com o Vilamoura Equestrian Centre como parceiro, desta feita dada na presença de Luísa Baptista Borges (esqª), esposa do juiz internacional português João Moura, irmã de Baptista Borges (drtª), ex-presidente da Federação de Tiro de Angola, que acompanha o general Cali Mendonça nesta deslocação a Portugal.
A comitiva angolana confessou-se muito agradada com as “excelentes condições do Centro Equestre de Vilamoura”, para a pratica da modalidade e, como se pode ainda ver na nossa foto-reportagem, para espectadores, sejam adeptos, familiares, atletas, técnicos ou dirigentes dos clubes ou países representados no Vilamoura Champions Tour. Além das lojas de artigos hípicos, dois restaurantes com excelente serviço e capacidade para os clientes assistirem às provas enquanto almoçam ou tomam somente uma bebida.
Manuel Luís – t e f
https://www.facebook.com/Moedogarve?ref=ts&fref=ts