Skip to content

OBRIGADO FERNANDO CABRITA

22 de Setembro de 2014
A MINHA HOMENAGEM AO INTERNACIONAL ALGARVIO FERNANDO CABRITA) FALECIDO HOJE, SEGUNDA-FEIRA 22-09-2014. Segue a EFEMÉRIDE sobre o infausto jogador:
Raminhos Bispo” Desportivo do Algarve “ – A MINHA HOMENAGEM AO INTERNACIONAL ALGARVIO FERNANDO CABRITA) FALECIDO HOJE, SEGUNDA-FEIRA 22-09-2014.

FERNANDO CABRITA

(Fernando da Silva Cabrita,1/5/23, Lagos)
Treinador

Fernando Cabrita terminou a sua relação com o futebol exactamente no mesmo lugar onde começou,na sua terra natal, Lagos.Foi na temporada de 92/93 que o antigo jogador e conceituado treinador aceitou um convite doPresidente do Esperança na altura,Arlindo Fernandes para treinar a equipa lacobrigense então a competir na 2ªDivisão B.Com reforços importantes como o excelente avançado brasileiro Décio António(antigo jogador do V.Guimarães,Elvas e Atlético),Sandro Néné (ex junior do Benfica e filho do grande avançado Benfiquista) e os brasileiros Tiago e Marcelo,a direcção esperancista apostava na sabedoria e liderança do veterano e experiente treinador para atacar asubida á 2ª Divisão de Honra.
Essa não foi,no entanto a primeira vez que Cabrita voltou a Lagoscomo treinador,visto que,num curto periodo do inicio da época de59/60,quando se preparava para representar oPortimonense,Cabrita,a convite dos directores lacobrigenses,orientou o Esperança durante alguns jogos antes de voltar a Portimão para cumprir as suas ultimas temporadas como jogador.
Em 92/93 a sua saúde e alguns desentendimentos(que levaram á demissão do próprio Presidente), não permitiu que desenvolvesse o trabalho que ele e toda a gente em Lagos esperava.A sua saída aconteceu ainda antes do término da 1ª volta. Para trás ficavam muitos anos dedicados ao futebol,primeiro como jogador de eleição e depoiscomo treinador de diversas equipas e também da Selecção Nacional.
A sua carreira de treinador começou,relembramos,ainda Cabrita erajogador a tempo inteiro no Sporting da Covilhã,foi entre 54 e 58 que oAlgarvio treinou o Futebol Clube Estrela Unhais da Serra,a titulo ainda não oficial,mas mesmo assim ajudou o pequeno clube na sua primeira subida á 3ªDivisão Nacional.Depois de ter sido treinador principal no Benfica,substituindo treinadores entretanto despedidos e ajudando equipas pequenas a subidas de Divisãosurpreendentes,Cabrita liderou a famosa “Comissão Técnica” no Euro 84,terminando essa campanha num inimaginável 3º lugar. Um titulo também importante na carreira de Fernando Cabrita foi o de Campeão de Marrocos ao serviço do Raja de Casablanca,um dos primeiros titulos numa Liga estrangeira conquistados por um treinador Portugués.
Em 2005 a Cãmara Municipal de Lagos decidiu rebaptizar o Estádio Municipal como Estádio Municipal Fernando Cabrita, em honra do mais famoso desportista nascido nesta cidade Barlaventina.
Anúncios
One Comment leave one →
  1. MGF permalink
    22 de Setembro de 2014 17:40

    GRANDE CABRITA! Vai ficar na memória de todos os lacobrigenses!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: