Skip to content

Opinião: Nos Tempos das Rádios Locais e na Net

16 de Setembro de 2014
Às vezes lembro-me o quanto a vida e as pessoas são invejosas, ingratas e muito mais, hoje vemos algumas Rádios de Internet a querer fazer aquilo que antes era criticado de se fazer na Rádio em Fm.
C Encarnação em 1990
Outro exemplo, a também desaparecida Rádio ASA – Antena Sul Algarve, em Faro. Neste caso com o locutor Carlos Encarnação. Eram assim as Rádios Locais e, na sua maioria, deixaram-nas desaparecer. Sublinho as palavras do João Nogueira, meu companheiros de lides vários anos – Manuel Luís
Lembro-me por exemplo de quando eu comecei a transmitir uma hora de Fado todos os dias, na Rádio Atlântico fm em Olhão, quando comecei a transmitir o nosso folclore, as nossas tradições, muita gente criticou uns contra outros a favor, muitos falavam mal disso, actualmente até em Rádios Nacionais está tocando em horário nobre o nosso Fado. É preciso não esquecer que a Atlântico Fm, foi das primeiras Rádios Portuguesas a ter uma emissão 24 horas a ser transmitida simultaneamente em Fm e na Internet para todo o Mundo, captando a preferência de muitos milhares de emigrantes Portugueses em todo o Mundo, portanto eu estava pensando bem na época, até mesmo porque o Fado, foi classificado muito depois como património imaterial da humanidade, porque será que as pessoas tentam sempre jogar abaixo o que os outros tentam a muito sacrificio levantar? Realmente tenho pena e uma profunda mágoa que as pessoas e as entidades nunca tenham valorizado nem apoiado nem acompanhado devidamente enquanto houve uma Rádio Legal em Fm a funcionar em Olhão e hoje se façam Rádios de Internet de qualidade muito duvidosa e que tentam transmitir exactamente a mesma coisa que antes muitos criticavam, inovem, façam a diferença, até porque a transmissão de Rádio via Internet tem um publico alvo totalmente diferente. Alem da grande diferença estar no publico que abrange, na área de cobertura que é Mundial porém é preciso não esquecer que a maior parte da população Mundial não possui Internet e que mesmo que possuísse não seria possível escutar a Rádio como acontece no Fm, porque existe limitação do numero de pessoas que podem ouvir a rádio na Internet ao mesmo tempo, está tambem nos custos que uma rádio de Fm tem, nas obrigações Legais que óbviamente não têm qualquer comparação, mas sinceramente gostava de ver muitos daqueles que hoje gerem e fazem Rádio na Internet, a gerir e a fazer programa numa Rádio em Fm só para constatar como funcionaria.
Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: