Skip to content

Na Confraria: FRANCISCO BONANÇA DEFENDE CONCESSÃO DAS ILHAS A FARO

4 de Setembro de 2014

Antigo presidente da Câmara de Olhão, responsável pela Concessão da Ilha da Armona ao Concelho da Cidade da Restauração, esteve no almoço de verão da Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada, realizado na Associação de Moradores daquele núcleo histórico da Ria Formosa, e defendeu o “avanço da Concessão das Ilhas de Faro (núcleos da Culatra, Hangares, farol, Deserta e Praia de Faro), aprovado há cerca de dois meses nas reuniões de Câmara e Assembleia Municipal de Faro”.

IMG_6485

IMG_6509

O ex-edil olhanense, há anos um dos homens fortes da Associação de Moradores do Farol e grande amigo-conselheiro das restantes associações de moradores da Ilha da Culatra, não deixou de reforçar que, “tal como aconteceu com a Armona em relação a Olhão, a solução para as ilhas de Faro está na Consessão e até na integração das mesmas no PDM – Plano Director Municipal de Faro, aliás, como foi igualmente aprovado em recente reunião de Câmara”, sublinhou Francisco Bonança.

hangares4Hangares – Núcleo histórico-piscatório da Ria Formosa

O convidado de honra da Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada recordou a “imensa e muito rica história, social e laboral, da Ilha da Culatra, com os seus três núcleos habitacionais”, praticamente desde os descobrimentos de 500, deixando perplexos muitos dos Confrades presentes.

IMG_6493

IMG_6504
IMG_6487Desde a  Hidráulica do Guadiana à Junta de Portos de Sotavento do Algarve (JAPSA) e ainda… IPTM-Instituto Portos e Transportes Marítimos), passando pelo Posto da ex-Guarda Fiscal (agora GNR) e mais recentemente o Parque Natural da Ria Formosa e a Sociedade Polis-Ria Formosa, muitas estórias das gentes e factos das ilhas foram recordadas, sendo que presentes estavam igualmente alguns residentes e amigos da Culatra, Deserta e Praia de Faro.

5

Desdobr histFinalmente com a intervenção dos políticos que os farenses elegeram, Francisco Bonança acredita que “a autarquia farense não vai atrasar os processos de pedido de Concessão das ilhas ao Governo e integração das mesmas no Plano Director Municipal de Faro, em defesa das casas de gerações e suas famílias, que fazem vida nas ilhas, muitas ainda sem quaisquer condições, como os núcleo dos Hangares, Culatra, Farol, Deserta e Faro”.

Igreja CulatraCulatra, onde o Povo é quem mais ordena!

IMG_6494

IMG_6477 IMG_6480

Os Confrades ficaram a saber que, com a Concessão e integração no PDM de Faro, tal como acontece na Armona, os núcleos das ilhas de Faro passarão a ser geridos pela Câmara da capital algarvia, que, assim, passará a exercer o poder autárquico na plenitude, com todos os direitos e deveres. Até porque, bem geridas e aproveitadas, turística e socialmente, estas ilhas podem ser a “galinha dos  ovos de ouro” para tirar Faro da eterna crise financeira, tornando o Concelho Capital do Algarve num dos mais ricos da região, considerou ainda Francisco Bonança.

IMG_6500 IMG_6498

IMG_6497

Ondas no Farol

Farol, mais um núcleo histórico da Ria Formosa com grandes potencialidades turístico-económicas

IMG_6503

“Tanto mais que está tecnicamente provado que a a zona da Culatra-Hangares se encontra na parte mais larga e sem risco da Ria Formosa”, recordou o antigo edil olhanense.   Manuel Luís – t e f

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: