Skip to content

Opinião: …A Propósito…De Câmaras Municipais Falidas…

2 de Setembro de 2014
…Política…Respigado do DN – 1 de Setembro de 2014…Os Vencimentos da Troika Portuguesa que vai Monitorizar (Fiscalizar) as Câmaras Municipais em Crise (Falidas)…Presidente…Ganha 5480 Euros Brutos por Mês…Dois Vogais…Vão Auferir Vencimentos de 4384 Euros Cada Um…No Total…São Mais de 14 Mil Euros Por Mês (Vezes 14) Que o Governo Vai Pagar a Três Pessoas…Para Ter Sob Controlo a Execução dos Planos de Ajustamento Municipal…Reequilíbrio Financeiro Com Vários Cortes na Despesa e DISPENSA DE FUNCIONÁRIOS…A que os Municípios Vão Estar Obrigados para Beneficiarem das Verbas do FUNDO DE APOIO MUNICIPAL…
Foto de Manuel Madeira Guerreiro.

Curiosidade…Na falência…Do MUNICÍPIO DA NAZARÉ…

(Não Única em Termos de Gestão…A Lei das Finanças Locais Nunca Foi Cumprida na Íntegra e a Passagem ou Destruição dos Serviços Municipalizados (Próprios) a Favor das Compras de Fornecimentos e Serviços Externos…Trouxe em muitos casos…Para o Erário Municipal mais Custos ou mais Compromissos Assumidos)

…Dirigente do Bloco de Esquerda da Nazaré…Também Aponta o Dedo ao Anterior Executivo (PSD)…Criticando o Facto de Ter “Privatizado o Lixo…Cujo Preço da Recolha AUMENTOU QUATRO VEZES MAIS em Relação ao TEMPO EM QUE ERA A CÂMARA A FAZER O SERVIÇO”…

Foto de Manuel Madeira Guerreiro.
…O BE já tinha…Aliás…Contestado esta Decisão de a então Câmara PSD ter Passado a Recolha do Lixo para as Mãos Privadas da FOMENTINVEST…Empresa da qual Passos Coelho (actual Primeiro-Ministro) foi Gestor e até há Poucos Meses era Liderada por Ângelo Correia…
Foto de Manuel Madeira Guerreiro.

…DA GEOGRAFIA HUMANA…

A Terra é o campo da evolução humana; é indispensável conhecer o cenário para compreender o drama.

Partindo da observação, é preciso ascender a um passado mais ou menos remoto para interpretar o que se vê; outras vezes é esse próprio passado que está ainda debaixo dos nossos olhos.

…DA GEOGRAFIA ECONÓMICA…

A urbanização corresponde um êxodo rural. A expansão das cidades com invasão das áreas rurais circunvizinhas leva a ultrapassarem-se os limites administrativos tradicionais. Dado o crescente mal-estar por falta de alojamentos (a importância da reabilitação urbana – das CASAS A AMEAÇAR RUÍNA em detrimento de algumas construções de raíz) e dificuldades de trânsito (cada vez mais caótico) – uma parte cada vez mais considerável da população tende a instalar-se na periferia das cidades (aqui também entra em jogo os interesses da banca e da imobiliária – pela crise instalada tem sido assim). Assiste-se assim a um movimento de suburbanização crescente. É nos arredores das cidades – em grande parte verdadeiros “dormitórios” – que a população urbana mais tem crescido.

Foto de Manuel Madeira Guerreiro.

Este fenómeno é geral nos países onde a urbanização já é importante. Nos Estados Unidos – a população SUBURBANA – AUMENTA 5 VEZES MAIS do que a população URBANA em cada 10 anos. ( O “epicentro” da crise mundial deu-se precisamente nos Estados Unidos na relação BANCA/IMOBILIÁRIA). O acréscimo dos subúrbios faz-se – por um lado – com gente vinda do campo e que na periferia da cidade encontra condições mais acessíveis de acomodação – se bem que por vezes muito precárias e – por outro – com gente VINDA DO CENTRO DA CIDADE ONDE AS CONDIÇÕES DE VIDA SE VÃO TORNANDO CADA VEZ MAIS DIFÍCEIS.

Foto de Manuel Madeira Guerreiro.
Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: