Decisão Histórica: CÂMARA APROVA ENTRADA NO PDM DAS ILHAS DE FARO
Após acesa discussão entre Paulo Neves (drt>ª na foto), líder dos quatro vereadores do PS na Câmara de Faro, e Rogério Bacalhau, edil farense à frente da coligação (4 vereadores) PSD/CDS, a proposta do PS para que as ilhas (Culatra – núcleos do Farol, Hangares e Culatra) e Península do Ancão (Praia de Faro) passem a integrar o novo Plano Director Municipal de Faro (PDM), foi aprovada por maioria, com o quinto voto da CDU, representada pelo vereador António Mendonça, derrotando, assim, a proposta da coligação que governa a autarquia.
Rogério Bacalhau ouve as explicações, baseadas na legislação em vigor, de Paulo Neves, mas surpreendeu toda a assistência, na sua maioria composta por ilhéus da Culatra, Hangares e Farol, ao votar contra, fazendo depender na sua proposta (que ficou conhecida como a proposta dos ses…) a aceitação por parte dos organismos do ambiente e de coordenação territorial regional, nomeadamente a Sociedade Polis, o Parque Natural da Ria Formosa e a Comissão de Coordenação da Região do Algarve (CCDRA).
Bacalhau e seus vereadores deixaram ilhéus incrédulos com a sua tomada de posição. Além do facto de recentemente a Câmara (por unanimidade) e a Assembleia Municipal (por larga maioria, com a coligação PSD/CDS incluída) ter aprovado o pedido de Concessão dos núcleos habitacionais ilhéus ao Governo (como já aconteceu com a Armona em relação a Olhão), da assistência foi recordado ao presidente da Câmara as suas posições (“contra as demolições”) nas reuniões que tem mantido com as populações da Ilha da Culatra (Hangares, Farol e Culatra) e as direcções das respectivas associações de moradores, que também se encontravam presentes na Reunião de Câmara Pública, respeitante a Agosto, onde o edil foi ainda muito criticado por outros munícipes de Faro quanto à sua actuação em questões ligadas com terrenos e construções na Freguesia do Montenegro, bem como a Lei do Ruído, que alegadamente não estará a ser cumprida por parte de um conhecido bar situado na cidade velha.
Vereadores do PS e CDU derrotaram a proposta (dos ses…) apresentada pelo edil de Faro e , assim, o futuro PDM da capital algarvia deverá integrar as ilhas farenses, uma decisão histórica já que tal acontecerá pela primeira vez desde a criação dos PDM de Faro.
Manuel Luís – t e f
João, será que me podes trocar esta noticia por miúdos?! Quais as consequências das ilhas ficarem inseridas no PDM de Faro? Obrigada.
Filhos e enteados…. Ou seja… Quando as acasa da ilha deserta ou barreta foram deitadsa abaixo com armas impostas aos proprietarios…os da ilha do farol, culatra e outros …meteram o rabinho entre as pernas….agora é isto …? Nao haja duvida …..todos sao benettons, cores diferentes mas todos iguais.
É lamentável, até jurídica e intelectualmente desonesto, que juntem no mesmo saco quem tem raízes de gerações, nasceu e cresceu nas ilhas, com casas autorizadas pelo Estado para habitação, desde o início do século passado, com aqueles(as), portugueses ou estrangeiros, que tiveram dinheiro para, depois do 25 de Abril, fazerem ou lá comprarem casas. Colocar-nos fora da nossa terra é o mesmo que expulsar famílias que nasceram em qualquer terreno agrícola há gerações e que depois os filhos construíram lá casas para viverem perto dos pais. ML
grande noticia, jornalista de grau superior que nem ata nem desata, no final ficou como?
desenrola meu!!!
É lamentável, até jurídica e intelectualmente desonesto, que juntem no mesmo saco quem tem raízes de gerações, nasceu e cresceu nas ilhas, com casas autorizadas pelo Estado para habitação, desde o início do século passado, com aqueles(as), portugueses ou estrangeiros, que tiveram dinheiro para, depois do 25 de Abril, fazerem ou lá comprarem casas. Colocar-nos fora da nossa terra é o mesmo que expulsar famílias que nasceram em qualquer terreno agrícola há gerações e que depois os filhos construíram lá casas para viverem perto dos pais. Quem não entender isto é um “enrolado” mental ML