Saltar para o conteúdo

CONFRARIA DOS CAVALHEIROS DA TÁBUA QUADRADA TEM “IRMÔ NA MADEIRA

29 de Julho de 2014
A madeirense Confraria dos Cavalheiros da Tábua Redonda (CCTR), “irmã” da algarvia Confraria dos Cavalheiros da Tábua Quadrada ( criada há mais de 20 anos em homenagem aos Cavaleiros da Tábua Redonda de Rei Artur) , uma iniciativa de António Cartaxo e vários amigos/confrades na Madeira, passa a ser notícia no Algarve Press dada a irmandade/amizade entre as duas confrarias.
mesa honra cartaxoCartaxo (esqª) ao lado de Sérgio Marques

CCTR realizou, no dia 26 deste mês, no Santo da Serra, o seu 4º. Jantar/debate, no qual foram debatidas as questões associadas às “Politicas Europeias”. Assim, num texto de António Cartaxo, divulgamos algumas conclusões retiradas do jantar/debate com o convidado de honra Sérgio Marques, ex-eurodeputado, com uma experiencia de dez anos no Parlamento Europeu.

mesa 1picsA cerca de meia centena de confrades/confradesas colocaram diversas questões ao convidado no âmbito deste tema tão importante para Portugal e para os portugueses.

Concluiu-se que na verdade Portugal, tal como todos os outros países da UE, abdicou de alguma soberania enquanto Estado independente, ganhando no entanto coesão europeia, reconhecimento internacional, e cooperação económica e financeira entre estados.

No entanto, é preciso avaliar as razões que deram origem à actual crise financeira, a qual afecta fortemente os países do sul da Europa, não se registando essa crise nos países mais a norte da Europa, nomeadamente os países escandinavos, a Polónia, a Alemanha, etc.

mesa geralAs políticas adoptadas pelos diferentes países do sul da europa desencadearam fragilidades financeiras que agora asfixiam esses povos. O deslumbramento provocado pela distribuição de fundos financeiros provocaram a adopção de políticas de investimento erradas, veja-se o caso da Madeira onde, por exemplo, foram investidos milhões de euros em alguns tuneis e outras infra-estruturas completamente inúteis.

Em analogia diríamos que Portugal (e outros países) foi acometido do síndroma da abastança fácil, como às vezes acontece a algumas pessoas que ganham a lotaria, deixam-se consumir pelo deslumbramento da riqueza, e passados alguns anos voltam novamente à penúria financeira. O encantamento do dinheiro fácil, conjugado com a inabilidade para o investimento inteligente, conduziu Portugal ao actual estado de dependência económica.

Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia no dia 1 de Janeiro de 1986, e desde então vinha conseguindo eliminar algumas assimetrias estruturais, comerciais e sociais que existiam em relação aos restantes países europeus, dando passos significativos nesse sentido. No entanto, desde a última década a esta data, tem-se verificado um retrocesso nesse processo de aproximação ao modelo europeu.

A aplicação de políticas erradas conjugadas com o surgimento de fenómenos políticos e ideológicos contribuíram para um retrocesso considerável na construção de um modelo europeu mais equitativo, mais justo e mais igualitário. Cabe aos responsáveis políticos repensar certas “políticas europeias” de forma a não hipotecarem os níveis de esperança das gerações vindouras.

A sopa madeirense promovida neste jantar/debate foi a “sopa de trigo”. O 4º. jantar/debate foi dado por terminado quando eram 00H00.

A CCTR reúne mensalmente, num restaurante à escolha na RAM, no qual promove um sopa madeirense, e debate um tema de interesse público tendo sempre como convidado especial uma personalidade da região que domine o tema em debate e se submete a uma pergunta dos cerca de meia centenas de confrades/confradesas desta Confraria dos Cavalheiros da Tábua Redonda.

Foto de António Rosa Cartaxo.
Foto de António Rosa Cartaxo.
One Comment leave one →
  1. 31 de Julho de 2014 12:05

    Excelente convívio. Sopa Magnífica. Debate muito elucidativo. Espero que continuam com esta iniciativa aqui na Madeira. Votos de muito sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: