Saltar para o conteúdo

Opinião: Culatra continua a reivindicar direitos fundamentais de igualdade

24 de Julho de 2014

A propósito do XXVII ANIVERSÁRIO DA CULATRA (19-07-014), Síllvia Padinha dirigiu-se aos FILHOS E AMIGOS DA CULATRA:

A 19 DE JULHO DE 1987, COM O PRIMEIRO BOICOTE ELEITORAL ÀS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS, A POPULAÇÃO DA CULATRA DEU O PRIMEIRO SINAL DE UNIÃO, FORÇA E DETERMINAÇÃO, REIVINDINCANDO DIREITOS FUNDAMENTAIS DE IGUALDADE E OPORTUNIDADE COMO DEVE SUCEDER COM QUALQUER CIDADÃO DESTE PAÍS.

Silvia PadinhaA ILHA DA CULATRA, UMA PEQUENA – GRANDE ALDEIA DE PESCADORES, SITUADA NO PONTO MAIS A SUL DE PORTUGAL CONTINENTAL, COM CERCA DE 1000 HABITANTES, MAIS DE 400 FAMILIAS, VIVE ISOLADA DO CONTINENTE PELA RIA FORMOSA.

A CULATRA COMEÇOU A SER HABITADA POR VOLTA DE 1850, QUANDO OS PRIMEIROS PESCADORES OCUPARAM A ILHA PROVISORIAMENTE PARA TRABALHAR NAS ARMAÇÕES DO ATUM E DA SARDINHA, MAIS TARDE DESCOBRIRAM TODO O POTENCIAL DO MAR E DA RIA FORMOSA FORAM-SE FIXANDO E CONSTITUINDO FAMILIA.
SOMOS DAS COMUNIDADES PISCATÓRIAS COM MAIS JOVENS INSCRITOS NA PESCA A NIVEL DO PAÍS.

Igreja Culatrapics
TEMOS UMA CULTURA E TRADIÇÕES PRÓPRIAS, E ASSIM NOS QUEREMOS MANTER. TEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL MANTER E DEFENDER A NOSSA IDENTIDADE. É NOSSA CONVICÇÃO QUE DEFENDER A IDENTIDADE DE UM LUGAR É A MELHOR FORMA DE TRANSFORMAR ESSE LUGAR NUM BOM SITIO PARA TRABALHAR, VIVER E ATÉ MESMO VISITAR.

AO LONGO DOS ANOS TEMOS SIDO CONFRONTADOS COM OS MAIS DIVERSOS PROBLEMAS QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, VISAM ACABAR COM A COMUNIDADE DA CULATRA.
ESTAMOS ISOLADOS O QUE TORNA TUDO MAIS DIFICIL E É CARICATO QUE PERTENÇAMOS ADMINISTRATIVAMENTE A UM CONCELHO E ESTEJAMOS NA JURISDIÇÃO DE OUTRO. ISTO É COMO TER UMA MÃE QUE PODE AJUDAR MAS ESTÁ LONGE ( OLHOS QUE NÃO VÊEM CORAÇÃO QUE NÃO SENTE… ) E UMA MADRINHA QUE ESTÁ PERTO, MAS … É MADRINHA E NÃO MÃE.

COM 27 ANOS DE EXISTENCIA ESTA ASSOCIAÇÃO É A MÃE DE TODOS OS CULATRENSES.
DURANTE ESTES 27 ANOS FOI COM MUITA LUTA E DETERMINAÇÃO QUE CONSEGUIMOS A LUZ ELETRICA, O PORTO DE ABRIGO, PASSADEIRAS, UMA ESCOLA CONDIGNA, O CENTRO SOCIAL E, AGORA, MAIS RECENTEMENTE, A AGUA POTÁVEL. SÃO DIREITOS FUNDAMENTAIS, TIVEMOS DE LUTAR POR ELES E CONTINUAREMOS A LUTAR, SEMPRE!
ESTA LUTA SÓ É POSSIVEL COM UMA GRANDE EQUIPA E EU TENHO ESSA EQUIPA. QUERO AGRADECER A TODOS OS DIRETORES DESTA ASSOCIAÇÃO QUE COMIGO TRABALHAM E ÀS FUNCIONÁRIAS DA ASSOCIAÇÃO, POIS SEM ELES TODO ESTE TRABALHO NÃO SERIA POSSIVEL.

HÁ UM ANO ATRÁS, AQUI NESTE MESMO RECINTO, NESTA MESMA FESTA, APRESENTEI TRÊS PROBLEMAS COM NECESSIDADE URGENTE DE RESOLUÇÃO:

DIREITO À SAÚDE
DIREITO À HABITAÇÃO
DIREITO AO TRABALHO

QUANTO AO PROBLEMA DA SAÚDE, O BARCO AMBULANCIA ENCONTRAVA-SE PARADO, SEM QUE ALGUEM QUISESSE ASSUMIR A REPARAÇÃO E OPERACIONALIDADE DO MESMO. HOJE TEMOS O BARCO OPERACIONAL E QUERO AGRADECER DESDE JÁ ,EM NOME DA POPULAÇÃO DAS ILHAS E DE TODOS OS QUE NOS VISITAM, À AUTORIDADE MARITIMA NACIONAL.
QUERO AGRADECER, TAMBÉM, À CRUZ VERMELHA (DELEGAÇÃO DE FARO), QUE INAUGUROU RECENTEMENTE A MOTO MACA QUE PERMITE O TRANSPORTE DE DOENTES EM SEGURANÇA E CONFORTO.

Culatra PORTO ABRIGO1

MAS NÃO SÃO SÓ ESTAS DUAS ENTIDADES QUE DEVEM ASSEGURAR O SOCORRO E O TRANSPORTE DE DOENTES DAS ILHAS, E NESSE SENTIDO FAÇO UM APELO AO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARO E AO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE OLHÃO PARA QUE UNAM ESFORÇOS JUNTO DE OUTRAS ENTIDADES, NOMEADAMENTE O INEM E A ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE, POIS É NECESSÁRIO SENTAR TODOS À MESMA MESA E DIVIDIR RESPONSABILIDADES. NÃO QUEREMOS QUE O BARCO VOLTE A PARAR E QUE A CASA DA CRUZ VERMELHA DA CULATRA FECHE AS PORTAS POR FALTA DE APOIOS.

TAMBÉM FAZ HOJE UM ANO QUE A POPULAÇÃO DA CULATRA LANÇOU A 1ª PEDRA PARA A CONSTRUÇÃO DA PLACA DE EMERGENCIA MÉDICA, COM O OBJETIVO DE PODER SER UM MEIO DE SALVAR VIDAS.ESTE OBJETIVO CONCRETIZOU-SE RECENTEMENTE PELA PRIMEIRA VEZ O HELICÓPTERO ATERROU E LEVANTOU EM SEGURANÇA. PODEMOS AFIRMAR QUE SALVOU UMA VIDA, SERVIU O FIM PARA QUE FOI CRIADO, POIS A RAPIDEZ COM QUE FOI PRESTADO O SOCORRO, QUER PELA CRUZ VERMELHA, QUER PELOS PRÓPRIOS TÉCNICOS DO INEM, DEU-NOS A OPORTUNIDADE E A HONRA DE TERMOS ENTRE NÓS A DONA ISIDRA, PARA PODER INAUGURAR A OBRA.
ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS. OBRIGADO A TODOS OS QUE DIRETA E INDIRETAMENTE COLABORARAM CONNOSCO.

areal Ria Culatra

RELATIVAMENTE AO DIREITO À HABITAÇÃO, NÃO FAZ SENTIDO ESTARMOS AQUI HÁ QUASE DOIS SÉCULOS E A SITUAÇÃO NÃO SE ENCONTRAR REGULARIZADA Á SEMALHANÇA DO QUE ACONTECE COM QUALQUER CIDADÃO DESTE PAÍS.
CONTINUAMOS A VIVER COM O MEDO DAS DEMOLIÇÕES. HOJE PARECE QUE VEMOS UMA LUZ AO FUNDO DO TÚNEL COM A PROPOSTA DE PEDIDO DE CONCESSÃO DOS NÚCLEOS URBANOS DA ILHA DA CULATRA PARA O MUNICÍPIO DE FARO- A PROPOSTA FOI APROVADA POR UNANIMIDADE EM SESSÃO DE CÂMARA E POR MAIORIA EM ASSEMBLEIA MUNICIPAL.
AGRADECEMOS AOS SRS. VEREADORES DO PSD, PS E CDU QUE APROVARAM A PROPOSTA E AGRADECEMOS TAMBÉM AOS DEPUTADOS COM ASSENTO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL, NOMEADAMENTE OS DO PS, PSD, CDU, CDS E COM FARO NO CORAÇÃO.
AGRADECEMOS ESPECIALMENTE AOS VEREADORES DO PS QUE ELABORARAM E APRESENTARAM A PROPOSTA E PRINCIPALMENTE AO TRABALHO EXAUSTIVO DO SR. VEREADOR PAULO NEVES.
PEÇO E AGRADEÇO AO SR.PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE FARO PELA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA, QUE NOS INFORME EM QUE PONTO SE ENCONTRA ESTE PEDIDO DE CONCESSÃO.

Anadia na Culatra

QUANTO AO DIREITO AO TRABALHO, HÁ A NECESSIDADE DE ARRANJAR UMA SOLUÇÃO QUE MINIMIZE OS PREJUIZOS CAUSADOS COM A ÁREA INTERDITA À PESCA PELA CRIAÇÃO DA APPA ARMONA.
APESAR DO TODO O NOSSO ESFORÇO NÃO TEMOS GRANDES NOTICIAS , POIS É CONVICÇÃO DOS ANTERIORES E DESTE GOVERNO ,EM ESPECIAL A SR MINISTRA APOSTAR NA AQUACULTURA EM MAR ABERTO SEM TER EM DEVIDA CONTA AS POPULAÇÕES LOCAIS E A PESCA ARTESANAL, PROMOVENDO ASSIM A PRIVATIZAÇÃO DO NOSSO MAR.
MAS CONTINUAREMOS A LUTAR POR ESTE DIREITO FUNDAMENTAL.
NESTE MOMENTO ESTAMOS A ELABORAR UMA PETIÇÃO PÚBLICA PARA DEFESA DA IDENTIDADE DA ILHA DA CULATRA.
PARA ESTA PETIÇÃO SER DISCUTIDA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA SERÃO NECESSÁRIAS 4000 ASSINATURAS.
ESTA PETIÇÃO IRÁ ESTAR ON LINE E NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, PARA PODER SER ASSINADA POR TODOS OS QUE DEFENDEM A IDENTIDADE DA CULATRA.
ACREDITO QUE A LIBERDADE SÓ É VERDADEIRAMENTE CONSEGUIDA QUANDO EXISTE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PARA TODOS, NAQUILO QUE É ESSENCIAL.

E COMO IMPORTA PRESERVAR A MEMÓRIA DA CULATRA E DOS SEUS FILHOS
HOJE DEMOS MAIS UM PASSO, COM A INAUGURAÇÃO DA RUA COMBATENTES DO ULTRAMAR, PRETENDEMOS HOMENAGEAR TODOS OS FILHOS DESTA ILHA QUE COMBATERAM NA GUERRA COLONIAL.
POIS UMA TERRA SEM MEMÓRIA CORRE O RISCO DE FICAR ESQUECIDA E NÓS NÃO QUEREMOS FICAR ESQUECIDOS.
TAMBÉM NESSE SENTIDO, FOI FEITO HOJE O LANÇAMENTO DO LIVRO “DIABOS BRANCOS” DE CARLOS RIAS, QUE RETRATA A HISTÓRIA DE UM FILHO DA ILHA O RASCASSO E A REALIDADE DA CULATRA, QUE O AUTOR ,FILHO ADOTIVO DESTA ILHA TÃO BEM CONHECE.
SE ME PERMITEM VOU LER UMA PASSAGEM DO LIVRO.

A Ilha da Culatra tem a sua história, as suas gentes também. António Salvador dos Santos não foi o único habitante da Ilha da Culatra a vestir a farda do exército português na Guerra Colonial. Como ele, antes e depois dele, foram para as então chamadas colónias portuguesas 38 soldados nascidos ali. E esta comunidade piscatória, ainda sem estatuto jurídico-administrativo e sem a titularidade do espaço que ocupa, para os doutos representantes da política nacional, de ontem e de hoje, não passa de um «sítio». Nem quiseram que ela fosse aldeia. Já não pergunto quantas aldeias deste país têm 400 famílias; já não pergunto quantas aldeias deste país têm mais de mil habitantes; já não pergunto quantas aldeias deste país têm 600 eleitores votantes ou perto disso; pergunto, isso sim, quantas aldeias deste país, do Minho ao Algarve, enviaram 38 dos seus filhos servir de carne para canhão na Guerra Colonial?!

19 DE JULHO 2014

A PRESIDENTE DA A.M.I.C

SÍLVIA PADINHA

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: