Saltar para o conteúdo

Através da Música: ANDREIA SEVERINO APOIA GRATO

2 de Maio de 2014

Andreia Severino, foi, até hoje, em 33 anos de existência do Conservatório Regional do Algarve, a primeira aluna a terminar o curso complementar de flauta transversal e a única que terminou o curso em apenas 6 anos, sendo também em toda a existência deste Conservatório a primeira e única aluna de flauta transversal a ingressar num Conservatório Superior de Música no estrangeiro, ao mesmo tempo em que se licenciava em Biologia e Geologia, via ensino. Em 2002 terminou o Curso Complementar de Canto, no Conservatório de Beja e ingressou no curso de Canto da Faculdade de Música da Universidade de Évora. Nesse mesmo ano venceu o Grand Prix Maria Callas no Athenaeum, na Grécia. Estes feitos por si só são pouco comuns, mas se lhes juntarmos o facto de que, até ser cirurgicamente intervencionada, em 2013, a sua visão era inferior a 4%, e, a sua surdez, ainda hoje, é quase total, sendo apenas ultrapassada com recurso a aparelhos auditivos sofisticados, Andreia Severino torna-se a prova viva de que o empenho e a determinação ultrapassam todas as dificuldades e sofrimentos.

Flautista e marido

Andreia Severino ingressou também classes de música de câmara e violoncelo. Em 2008, foi admitida no Conservatório Superior de Música Manuel Castillo, em Sevilha, onde terminou o curso de aperfeiçoamento em flauta transversal, com classificação máxima. Foi solista clássica na Camerata de Madrid, sob regência de Manuel Guillén, com a qual gravou 2 CD’s. Estudou na École International d’Étè de Nice e frequentou vários cursos de aperfeiçoamento instrumental com flautistas de renome internacional. Em paralelo com a sua atividade de compositora, é membro e fundadora dos projetos Cadenza Classical, Noches Clasicas en Catalunia e do Duo Em Sol Maior, este último com o seu marido José Carlos Severino.

clip_image001

Duo Em Sol Maior tem por meta unir e mostrar o que há de mais belo nos vários géneros musicais, interpretando as suas músicas na frequência de 432Hz, a frequência utilizada até ao início do século XX, considerada perfeita por ser a mesma frequência em que ressoa o universo. Em 1939, o nazi, Joseph Goebbels, decretou a utilização da frequência musical nos 440Hz – uma frequência desarmónica face ao universo – a qual foi em 1953, adotada pela Organização Internacional de Padronização, passando a ser utilizada em todos os instrumentos, orquestras e na indústria fonográfica.

José Carlos Severino iniciou os estudos musicais em baixo elétrico aos 15 anos. Posteriormente, como autodidata, dedicou-se ao bandolim, banjolim, laud, guitarra e os vários tipos de baixos (6 cordas, fretless, acústico e piccolo). Os géneros musicais que aprofundou vão desde o pop, o rock, jazz fusão, reggae, funky, música popular portuguesa, música brasileira, latina e africana, celta, renascentista, folk, bluegrass, barroca e clássica. Colaborou em grupos como os Runaway Boys, Trópicos, Grasshopers, Max&Trio, e participou como baixista, em 1995, no cd “The Night” da banda brasileira Sávio Araujo & The Ghetto Band. Desenvolveu projectos como compositor de que se destacam o “Mediterrânic Ensemble” e, em 2006, editou o cd “Libéracion”. Destaca-se ainda o projecto D´Alnova, onde além de compositor tocou vários instrumentos.

duo 1

ideal musical do Duo Em Sol Maior reflete-se no pensamento: A Música une as pessoas. Permite-nos viver as mesmas emoções (…) ao mesmo nível, em coração e espírito. Seja qual for a nossa língua, a nossa raça, a nossa crença política, o nosso amor ou fé, a música prova-o: Somos todos iguais.”

O Duo Em Sol Maior participa em espetáculo de variedades, promovido pelo Rotary Club da Praia da Rocha, o qual tem por objetivo angariar fundos para o GRATO – instituição que, em Portimão, apoia mais de 50 famílias com alimentação confecionada e proporciona banhos diários a uma dezena de pessoas. O evento realizar-se-á no dia 9 de maio, pelas 21:30 no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: