FIGURAS E FIGURÕES CONTINUAM A VALORIZAR O “DISTRITALÃO”
No sábado, em tarde de derby farense no Campo Municipal da Horta da Areia, entre o S.Faro e Benfica e o FClube Os 11 Esperanças, do distrital da Associação de Futebol do Algarve (AFA), foi dia de festa do desporto-rei, até pelo fair-play registado no final do encontro entre as duas equipas da capital algarvia, que terminou com um empate a três bolas. Tal como se pode ver na foto-reportagem de Algarve Press, realizada por Manuel Luís, fora das quatro linhas encontraram-se outros tantos “figurões”- amigos de longa data nos panoramas desportivo, jornalístico e cultural da região, a quem o Algarve muito deve. Claro que neste reencontro também houve festa rija!!!
(da esqª. para a drtª) Bernardino Martrins (Desportivo do Algarve e rádios locais), Fernando Rodrigues (maçarico) e Gaspar Rocha (1º.drtª), grandes responsáveis pela manutenção do F.Benfica na prática desportiva e associativa, sem esquecer que Gaspar Rocha tem sido, até há pouco tempo, um dos pilares da Associação de Boxe do Algarve, e Raminhos Bispo, tipógrafo/escritor-historiador, autor de vários livros da história de clubes e individualidades do Algarve. Na foto abaixo juntaram-se duas figuras – dirigentes – amigos, de Os 11 Esperanças.
Nestas fotos, destaque para o Fair-Play entre jogadores e dirigentes no final do derby, como exemplo para outros emblemas, tudo relatado pelo repórter da Rádio, indispensável e preponderante há décadas, desde as então rádios piratas às actuais rádios locais, para a promoção do “Distritalão” – nome dado por nós ao campeonato da I divisão (nas extintas rádios ASA – Antena Sul Algarve e RCS – Rádio Clube do Sul), até quando se disputavam dois campeonatos, das 2ª e 1ª distritais, agora reduzidos a um só campeonato pela desistência de vários emblemas, provocada pela “crise”. À “janela” das instalações do Campo Municipal da Horta da Areia para a Comunicação Social vê-se Jorge Serrano, um repórter radiofónico que começou na Rádio ASA, passou pela RCS e hoje colabora com a Rádio Foia, outra estação das mais importantes da região, resistente na divulgação do futebol algarvio.
Manuel Luís – t e f