Terapia Ocupacional: faltam profissionais no Algarve
A Terapia Ocupacional trata através da ocupação, identificando as áreas de disfunção e envolvendo o paciente num programa estruturado de atividades significativas. Através dessas atividades, possibilita ao paciente um conjunto de cuidados a nível físico, psicológico, social e profissional, tendo em conta os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho.
Atualmente, Portugal debate-se contra a falta de profissionais nesta área. Hospitais, centros de saúde, instituições de educação e de solidariedade social são locais com carência destes profissionais. Segundo a CareerCast, ser Terapeuta Ocupacional foi a 7ª melhor profissão para o ano 2013, tratando-se sem dúvida de uma profissão de grande abrangência na área da saúde, sendo possível atuar na área da pediatria, reabilitação física de adultos, saúde mental e geriatria.
No Algarve não existia esta licenciatura, mas a para o próximo ano letivo, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget / Algarve, sediada em Silves, contará com esta licenciatura na sua oferta formativa.
A Associação Portuguesa da Terapia da Mão com o apoio do Instituto Piaget realizou no passado fim de semana, o congresso Europeu de “Reeducação do Membro Superior” que, entre outros objetivos, pretendeu mostrar algumas das valências dos profissionais da Terapia Ocupacional.
Este congresso contou com a presença da representante da Federação Internacional e do representante Europeu das Sociedades de Reeducação da mão, entre outras individualidades nacionais e estrangeiras, destacando-se a conferência “Aula Magna do sobre Plexo Braquial”.