Saltar para o conteúdo

Terapia Ocupacional: faltam profissionais no Algarve

14 de Abril de 2014

A Terapia Ocupacional trata através da ocupação, identificando as áreas de disfunção e envolvendo o paciente num programa estruturado de atividades significativas. Através dessas atividades, possibilita ao paciente um conjunto de cuidados a nível físico, psicológico, social e profissional, tendo em conta os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho.

 Imagem

Atualmente, Portugal debate-se contra a falta de profissionais nesta área. Hospitais, centros de saúde, instituições de educação e de solidariedade social são locais com carência destes profissionais. Segundo a CareerCast, ser Terapeuta Ocupacional foi a 7ª melhor profissão para o ano 2013, tratando-se sem dúvida de uma profissão de grande abrangência na área da saúde, sendo possível atuar na área da pediatria, reabilitação física de adultos, saúde mental e geriatria.

Imagem

 Imagem

No Algarve não existia esta licenciatura, mas a para o próximo ano letivo, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget / Algarve, sediada em Silves, contará com esta licenciatura na sua oferta formativa.

Imagem

A Associação Portuguesa da Terapia da Mão com o apoio do Instituto Piaget realizou no passado fim de semana, o congresso Europeu de “Reeducação do Membro Superior” que, entre outros objetivos, pretendeu mostrar algumas das valências dos profissionais da Terapia Ocupacional.  

Este congresso contou com a presença da representante da Federação Internacional e do representante Europeu das Sociedades de Reeducação da mão, entre outras individualidades nacionais e estrangeiras, destacando-se a conferência “Aula Magna do sobre Plexo Braquial”.  ​

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: