Saltar para o conteúdo

Projeto 80 leva alunos da Escola da Secundária João de Deus a conhecer o Parlamento Europeu

4 de Abril de 2014

Vencedores da edição 2012/2013 do Projeto 80 – Projeto 80 leva alunos da Escola da Secundária João de Deus a conhecer o Parlamento Europeu. De 5 a 7 de abril os jovens vencedores da edição 2012/2013 do Projeto 80 vão conhecer as instalações do Parlamento Europeu, onde uma conferência com os deputados Carlos Coelho e José Manuel Fernandes e visita ao centro de decisão das políticas e estratégias europeias fazem parte do programa.

PARLAMENTO EUROPEU

O grupo informal de alunos do 11º. Ano e 10º. Ano da Escola Secundária João de Deus, Faro, vencedor do Projeto 80 na edição 2012/2013, estará em Bruxelas de 5 a 7 de abril de visita às instalações do Parlamento Europeu. Os jovens candidataram-se ao Projeto 80 com o projeto “Nós propomos: conhecer para melhorar Faro”.

O projeto, levado a cabo por alunos da disciplina de Geografia A do 11º. ano e de Ordenamento do Território do 10º. ano, do passado ano letivo, contemplou a realização de inquéritos à população da cidade de Faro, bem como a membros da Autarquia, como forma de conhecer as suas perceções e opiniões sobre problemas territoriais da cidade, suas causas, e sobre o que gostariam de ver alterado.

parlam europ

“Os jovens que com o seu trabalho demonstraram o seu espírito empreendedor, a sua capacidade de participação cívica, e vontade de marcar a diferença, têm agora oportunidade de conhecer o centro nevrálgico das decisões europeias que se repercutem no seu dia-a-dia, tomando contacto com uma realidade que apesar de decisiva está fisicamente longe”, refere Tiago Nascimento, gestor do Projeto 80.

Tiago Nascimento menciona ainda que “esta visita constituirá, por certo, mais umaalavanca motivacional para a já existente atitude empreendedora do grupo de jovens da Escola Secundária João de Deus de Faro. Atitude que está na génese do Projeto 80 e que faz parte dos seus objetivos”.

O Projeto 80 visa incrementar o associativismo juvenil desafiando Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário e grupos informais de alunos a apresentarem projetos que fomentem a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado.

Fomentar o trabalho em equipa, a existência de um maior espírito de entreajuda em torno de causas comuns, bem como as capacidades empreendedoras e de liderança dos mais novos, futuros decisores, são algumas das motivações do Projeto 80.

 

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: