Ação de proximidade para residentes britânicos em Faro
Faro recebe, amanhã, dia 12 de março, a partir das 16h00 no Mercado Municipal de Faro, uma ação do Consulado Britânico intitulada, “Consular One Stop Shop” à qual o Município se associou. O objetivo é fornecer informação aos cidadãos britânicos que residem no Algarve sobre os serviços que cada entidade pública lhe pode oferecer.
A Câmara Municipal associa-se a esta iniciativa que nos merece a melhor atenção, considerando a expressiva comunidade estrangeira residente no nosso concelho. Fomenta-se a proximidade e esclarece-se a população residente sobre os processos burocráticos associados a alguns serviços.
Em Faro, este encontro vai juntar as seguintes entidades: Segurança Social, Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Administração Regional de Saúde (ARS), Santa Casa da Misericórdia, Associação de Proprietários Estrangeiros em Portugal (AFPOP), o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos (CIMAAL), o Royal British Legion e a Câmara Municipal.
Cada uma destas instituições vai fornecer informações diversificadas que visam ajudar o residente estrangeiro a conhecer melhor os serviços que podem prestar à comunidade. É importante que os estes cidadãos percebam o que está disponível em Portugal para eles e, na ótica das entidades presentes, é importante na medida em que contactam com os desafios que podem surgir na prestação de assistência aos residentes não portugueses, perimindo-lhes desta forma adequar o atendimento e vocacioná-lo para estas pessoas.
A iniciativa terá lugar no dia 12 de março, no Mercado Municipal de Faro, com início pelas 16h00 com uma breve apresentação do Vice-Cônsul, Clive Jewell que será precedida de uma nota de boas-vindas proferida por um representante do Executivo Municipal. Segue-se, até às 18h00, o contacto com as diversas entidades presentes.
Esta atividade insere-se nos eventos organizados pelo consulado denominados “O Consulado na Comunidade” e vai repetir-se em mais duas cidades do Algarve. A participação é gratuita.