Saltar para o conteúdo

Vela: VENTO FORTE E MUITA ADRENALINA NO PRIMEIRO DIA DE REGATAS

1 de Março de 2014

O vento soprou com velocidade superior a 20 nós mas não impediu que as 3 centenas de velejadores se lançassem à água no primeiro dia de competição, em Vilamoura. Mesmo os jovens da classe Optimist, a maior frota da prova, enfrentaram com coragem as rajadas de vento que chegaram a atingir os 26 nós. Foi um dia cheio de emoção para os velejadores das 7 classes que participam  na 40ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval.

Imagem

Com os velejadores divididos em 3 campos de regatas, o horizonte de Vilamoura encheu-se de velas, num espectáculo único para os muitos turistas que nesta quadra procuram a região do Algarve para umas mini-férias. O vento forte permitiu que em apenas 3 horas se realizassem as 3 regatas previstas para cada classe.

Enquanto a frota de Optimist Infantis não chegou a ir para a água devido às condições climatéricas, os Optimist Juvenis realizaram apenas uma regata. Na frota amarela em destaque estiveram Miguel Santos e Afonso Luz , ambos do Clube de Vela Costa Nova e Tomás Barreto, do Clube Naval de Cascais, que terminaram a regata nos 3 primeiros lugares, respectivamente. Na frota azul os velejadores algarvios impuseram-se com as 3 primeiras posições a pertencerem, respectivamente, a Magnus Schmeider, do Clube Náutico de Tavira, Martim Sancho do Ginásio Clube Naval de Faro e Rodrigo Correia, do Clube Naval de Portimão.

Imagem

O dia correu de feição para as 2 tripulações suíças da classe 420 que escolheram a prova de  Vilamoura para treinar, tendo em vista a qualificação para os campeonatos do mundo da ISAF, que decorrerão em Tavira em julho. «É a primeira vez que vimos aqui. Tivemos primeiro em Tavira a treinar e depois decidimos vir a Vilamoura porque queremos competir com velejadores portugueses. Sabemos que são bons em 420. Os dias aqui em Vilamoura têm estado muito bons, a temperatura está excepcional», afirmou Marco , treinador da seleção júnior da Suíça.   

A tripulação constituida pelos suíços Wagen Kilian & Siegwart Grégoire terminou este primeiro dia de provas na liderança da classe, depois da vitória nas 2 primeiras regatas. Na 2ª posição terminaram os velejadores do Clube de Vela do Atlântico, Francisco Maia & Rui Oliveira enquanto no  3º lugar classificou-se a dupla Rudolfo Pires & Álvaro Leite, do Iate Clube da Marina de Portimão.

Em Dart, Francisco Melo & António Jesuino do CIMAV concluiram o dia inaugural de provas no 1º posto, João Patrão & César Norte, do Clube Náutico da Figueira da Foz no 2º lugar e na 3ª posição classificaram-se Pedro Brás de So & Helena Murta do Clube Naval Setubalense.  

Na classe Laser Radial os 3 melhores velejadores foram Miguel Gomes do Clube Naval de Sesimbra, Pedro Costa do Clube de Vela de Lagos e Pedro Correia do Clube Naval do Funchal. Todos os resultados referidos são provisórios. Os resultados oficiais estarão disponíveis no site do CIMAV. http://www.cimav.org/ O Torneio Internacional de Vela do Carnaval realiza-se até dia 3 de março  

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: