Saltar para o conteúdo

40.ª Volta ao Algarve: Cavendish festeja na consagração de Kwiatkowski

24 de Fevereiro de 2014

A 40.ª Volta ao Algarve terminou em beleza para a Omega Pharma-QuickStep, que juntou o triunfo na quinta etapa, por intermédio do britânico Mark Cavendish, à vitória do polaco Michal Kwiatkowski na geral individual. A derradeira tirada da competição transportou a caravana de Tavira até Vilamoura, num percurso de 155,8 quilómetros sem qualquer contagem de montanha, o que se refletiu na impressionante média de 45,786 km/h conseguida pelo pelotão.

5ª Etapa Volta Algarve 2014

Uma fuga de seis corredores animou parte da jornada e ainda conseguiu passar na frente nas primeiras voltas ao circuito urbano de Vilamoura. No entanto, a aproximação ao final revelou a vontade de mostrar serviço dos homens mais velozes.

5ª Etapa Volta Algarve 2014

O campeão britânico de fundo bateu toda a concorrência, alcançando a primeira vitória da temporada, relegando os franceses Arnaud Démare (FDJ.fr) e Bryan Coquard (Europcar) para a segunda e terceira posições, respetivamente. “Estou muito contente. Viemos aqui para lutar pela geral com o Michal, por isso esta etapa é um bónus. Ganhámos três etapas, a geral, foi muito bom. Só estamos em fevereiro e é só a minha segunda vez no Algarve [primeira vitória]”afirmou Mark Cavendish.

Na classificação geral, o pódio manteve-se inalterado, com Michal Kwiatkowski a ser coroado vencedor da corrida, tendo aumentado a vantagem sobre a concorrência em 3 segundos, mercê da vitória na primeira meta volante do dia.

5ª Etapa Volta Algarve 2014

“É a minha primeira grande vitória numa geral de uma prova por etapas. É a terceira vez que faço esta prova, o público é muito caloroso. É uma ótima preparação para o resto da temporada. Foi muito duro, mais do que no ano passado. No ano anterior, com o contrarrelógio no último dia, foi mais simples, porque não houve tanta luta no Malhão”disse Michal Kwiatkowski.

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) foi o segundo, a 19 segundos, e o português e campeão mundial de fundo, Rui Costa (Lampre-Merida), fechou o pódio, a 32 segundos do polaco.

Foi uma etapa complicada, tínhamos de estar na frente para não correr riscos. Estou contente, foi uma semana importante para mim (…) O ano passado também estive num bom nível no início da época, em Omã. Estive a discutir etapas e acabei bem na geral. Mas este ano as sensações são melhores, o trabalho foi mais bem feito”disse o ciclista espanhol da Tinkoff-Saxo.

Para Rui Costa: “Gostava muito de ter dado a vitória aos portugueses, mas não foi possível. A minha equipa esteve bastante bem, só tenho de agradecer-lhes. Saio bastante satisfeito, estou contente com a minha prestação. Espero que algum dia um português ganhe, mas a Volta ao Algarve está cada vez mais difícil. Todos os dias fui regular (…) Fiz o que pude. É uma prova muito importante para mim.”

A Lampre-Merida impôs-se coletivamente. Rui Costa conquistou a classificação por pontos. Valter Pereira (Banco BIC-Carmim) foi o melhor trepador e César Fonte (Rádio Popular) subiu ao pódio como vencedor da camisola das metas volantes.

CLASSIFICAÇÕES

5.ª Etapa: Tavira – Vilamoura, 155,8 km

1.º Mark Cavendish (Omega Pharma-QuickStep), 3h24m10s

2.º Arnaud Démare (FDJ.fr), mt

3.º Bryan Coquard (Europcar), mt

4.º José Joaquín Rojas (Movistar), mt

5.º Sacha Modolo (Lampre-Merida), mt

6.º Alexey Tsatevitch (Katusha), mt

7.º Danilo Napolitano (Wanty-Groupe Gobert), mt

8.º Igor Boev (Rusvelo), mt

9.º Thomas Leezer (Belkin), mt

10.º Yoann Offredo (FDJ.fr), mt

Geral Individual

1.º Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-QuickStep),

2.º Alberto Contador (Tinkoff-Saxo), a 19s

3.º Rui Costa (Lampre-Merida), a 32s

4.º Alexandre Geniez (FDJ.fr), a 1m13s

5.º Wilco Kelderman (Belkin), a 1m32s

6.º Rubén Fernández (Caja Rural-RGA Seguros), a 1m33s

7.º Christopher Horner (Lampre-Merida), a 1m34s

8.º Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa), a 1m35s

9.º Simon Spilak (Katusha), a 1m41s

10.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte), a 1m42s

fotos João Fonseca

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: