Sec. Estado no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves
A convite do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza -Miguel de Castro Neto, realizou-se, no dia 19, uma reunião no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), no concelho de Silves. Além da Administração da Águas do Algarve, S.A. representada pelo Presidente Marques Ferreira e pela Administradora Isabel Soares, estiveram também presentes a Presidente do ICNF Paula Sarmento, o responsável pelo CNRLI Rodrigo Serra, e a câmara municipal de Silves representada pelo adjunto da Presidente Maxime Bispo, e o Presidente da Junta de Freguesia de Messines João Correia.
Esta reunião de elevada importância teve como ponto principal a demonstração da necessidade para a definição de um Plano de ação para a reintrodução do lince ibérico em Portugal – 2014, com o consequente desenvolvimento de toda esta região onde o centro de insere. A valorização, deste centro único no país é fundamental, sendo necessário desenvolver uma maior proximidade e conhecimento da população para o trabalho que está a ser desenvolvido neste local na recuperação e proteção desta espécie considerada em vias de extinção.
A Águas do Algarve, S.A. está na génese da criação do CNRLI, o qual faz parte de um vasto programa de medidas de minimização, compensação e sobrecompensação ambiental devido à construção da Barragem de Odelouca, onde se integram várias componentes, tais como galerias ribeirinhas, a avifauna, a ictiofauna e o lince- ibérico, integrando um investimento global da ordem dos 11 milhões de euros.
Sendo do conhecimento geral, a construção da barragem de Odelouca foi justificada por razões imperativas de interesse público ligadas ao contexto de desenvolvimento regional e à gestão sustentada do abastecimento público de água para consumo humano, e hoje constitui uma peça fundamental do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve cujo objetivo é o fornecimento de água para abastecimento público à Região do Algarve, com elevados padrões de qualidade e garanti, promovendo a qualidade de vida das populações residentes e dos turistas, bem como para a qualificação dos serviços básicos que são essenciais para o desenvolvimento económico e turístico da região.
A importância da barragem de Odelouca, justifica o investimento global realizado de mais de 76 milhões de euros.
Neste contexto, é entendimento da Águas do Algarve, S.A. que deverá ser dada maior importância ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no CNRLI em prol da preservação desta espécie. Nesta conformidade será desenvolvido um plano de ação com vista à realização de uma forte aposta na componente de comunicação, educação e sensibilização da comunidade e demais entidades regionais, nacionais e internacionais.
Destas iniciativas destaca-se a criação de um Centro de Exposições em Silves com a possibilidade de visualização em direto dos felinos que estão no CNRLI.