JOÃO MOURA 1º.JUIZ PORTUGUÊS DE SALTOS DE OBSTÁCULOS NOS JEM
A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou, no final de janeiro, a lista de oficiais para para os Jogos Equestres Mundiais (JEM) Altech FEI 2014, maior evento equestre do Mundo. João Moura é o primeiro juiz português de saltos de obstáculos nomeado para os JEM e, ao mesmo tempo, promovido à categoria de Level 4. Os JEM realizam-se em França, na Normandia, de 23 de Agosto a 7 de Setembro próximos, onde deverão participar cavaleiros(as) em representação de 60 países, na disputa por medalhas em sete disciplinas FEI.
João Moura (na foto) terá como presidente do Júri nos saltos de obstáculos o canadiano Kim Morrison, sendo ainda acompanhado por David Distler (USA), René Billardon (França) e Bruno Laubscher, da Suíça.
João Moura (1º.drtª), na cabine com os juízes de saltos, nacionais e estrangeiros, do Vilamoura Atlantic Tour
Em declarações a Algarve Press no Vilamoura Atlantic Tour, onde o juíz português liderou a equipa de juízes na primeira semana do concurso internacional, que está a decorrer em Vilamoura até 9 de março próximo, João Moura não escondeu o seu “grande orgulho” por ter sido escolhido pela FEI para estar presente nos Jogos Equestres Mundiais, a mais importante prova equestre mundial, ao mesmo tempo que subiu ao Level 4.
João Moura inspeciona os saltos, quanto à sua distância e posicionamento das respetivas varas
Salientando a “enorme responsabilidade” que vai ser representar o hipismo português nos JEM, João Moura não esquece ainda os “muitos jovens que estão a entrar na função de juízes de saltos”. Aliás, há cerca de duas semanas que o juíz internacional português lecionou um “curso para 36 novos juízes”, sublinhou.
Praticamente sem se deter, João Moura confessa o “desejo que mais juízes portugueses cheguem ao level4”, esclarecendo que “essa promoção não depende de exames mas do currículo proveniente da participação em provas nacionais e internacionais, como aconteceu comigo”.
Sem esquecer que é “proveniente de uma família ligada ao hipismo há várias gerações” – “uma grande honra” para o juíz português, João Moura conclui com a garantia que tudo fará para “ajudar a consolidar o crescendo” de jovens cavaleiros(as), juízes, diretores de pista e comissários “que se tem vindo a verificar no hipismo português”, como se pode verificar no Vilamoura Atlantic Tour, da responsabilidade do seu irmão, António Moura.
Manuel Luís – t e f