Vítor Guerreiro assina Protocolo com Programa “5 ao Dia”
No âmbito da estratégia de educação para a saúde desenvolvida desde há muito no município de São Brás de Alportel, o presidente da autarquia são-brasense, Vítor Guerreiro, assinou o protocolo de adesão ao Programa “5 ao Dia” esta terça-feira, dia 18 de fevereiro. A cerimónia teve lugar no Mercado Abastecedor da Região de Faro, MARF, e contou igualmente com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Faro, Loulé e Olhão, bem como representante da Universidade do Algarve. Pretende-se promover a prática de uma alimentação saudável, condição fundamental para a prevenção das doenças crónicas associadas a maus hábitos alimentares, propondo o consumo de cinco porções diárias de produtos hortofrutícolas.
O Programa está direcionado para o público escolar dos 1.º e 2º ciclos mas pretende ultrapassar as barreiras das escolas e chegar a toda a comunidade envolvente. Para além do concelho de São Brás de Alportel também os concelhos de Faro, Olhão e Loulé aderiram a esta iniciativa, preocupados com a construção de um futuro mais saudável para as suas crianças. Deste modo, o Programa “5 ao Dia” procura chegar aos mais novos através de um formato lúdico-pedagógico. Com histórias, jogos e atividades diversas os monitores tentam sensibilizar as crianças e chamar a sua atenção para a importância de consumir e aprender a gostar de frutas e legumes.
Nos próximos meses os alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas vão poder participar nas iniciativas promovidas pelo programa, com deslocações pontuais ao MARF. Este protocolo segue a linha de trabalho da autarquia que, juntamente com o Agrupamento de Escolas do concelho são-brasense, tem vindo a desenvolver um importante trabalho na educação alimentar dos alunos nomeadamente com os cuidados diários aplicados à planificação das ementas escolares, bem como a edição do livro “São Brás à Mesa”, entre muitas outras iniciativas e projetos.
Durante a cerimónia de assinatura de protocolos, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel salientou o interesse da autarquia em colaborar neste género de iniciativas que zelam pelo interesse da população juvenil.
“É com agrado que São Brás de Alportel se associa a este Programa que certamente trabalhará para incutir nos nossos jovens pequenos gestos diários que podem tornar-se bons hábitos alimentares no futuro, permitindo-nos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver em prol de uma alimentação saudável junto dos mais novos”, afirmou Vítor Guerreiro.