Mário de Freitas homenageado pela ADSBA
Os Corpos Sociais da ADSBA – Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve homenagearam o ex-presidente da direcção Mário de Freitas. Coube ao recentemente empossado presidente da direcção João M. Reis proceder à entrega de uma singela, mas muito significativa, placa comemorativa do legado que Mário de Freitas deixa após 22 anos de plena dedicação à Instituição. Foi vogal e vice-presidente e exerceu, nos últimos 13 anos, o cargo de presidente!
Mário de Freitas (esqªfoto), recebe placa de homenagem do actual presidente da direcção, João M. Reis
Para além desta missão também pertenceu, como membro da Assembleia Geral, à FEPODABES – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, e à FAS – Federação das Associações de Dadores de Sangue de Portugal e foi membro da CNPD – Comissão Nacional de Promoção da Dádiva nomeado pelo ex – IPS – Instituto Português do Sangue (actual IPST, IP – Instituto Português do Sangue e da Transplantação) como representante do Sul (Alentejo e Algarve).
Foi distinguido, em 2008, pela CMP – Câmara Municipal de Portimão com a medalha de mérito Municipal (grau bronze) e em 2009 recebeu o galardão e certificado de reconhecimento – cidadão exemplar – concedido pelo Ministério da Saúde / IPS entregue por um membro do Governo.
Representou o Algarve, juntamente com dirigentes de Viana do Castelo e Lisboa, em várias sessões de trabalho na AR – Assembleia da República com as comissões Parlamentares de Saúde e Educação sendo um dos impulsionadores para que hoje o “Estatuto e o Seguro do Dador” sejam uma realidade! Foram recebidos, em audiência, pelo então Vice-Presidente da AR, Ferro Rodrigues e, noutras ocasiões, pelos chefes de gabinete.
Em ofício, o presidente do Conselho de Administração do CHA – Centro Hospitalar do Algarve, Pedro Nunes, endereçado ao homenageado, em resposta à informação da sua saída da Direcção, refere: “O Centro Hospitalar do Algarve agradece, assim, tudo o que tem sido feito e ajudado no nosso trabalho de protecção aos residentes do Algarve e não deixará de se fazer representar na cerimónia que não será de um adeus mas um até já a quem tanto devemos”.
O Algarve é, actualmente, a única Região do país que frui de tão importante corolário o que, na opinião do responsável do CHA, “orgulha todos os que residem na região”.
Mário de Freitas permanece na ADSBA como membro da Assembleia Geral.
fonte ADSBA