Saltar para o conteúdo

Saberes e sabores da caça em Tavira

1 de Fevereiro de 2014

No âmbito do ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica” realiza-se, no dia 08 de fevereiro, pelas 15h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, a demonstração culinária de saberes e sabores da caça, numa orientação de Fernando de Jesus e Mário Dias (Clube de Caça e Pesca do Morenos).

coelho

A caça constituiu, outrora, um complemento alimentar a uma dieta dominada por produtos hortofrutícolas, dado que o gado doméstico era uma reserva de carne que se “tocava” o menos possível. Atualmente, é mais uma das atividades de recreio e lazer que se pode encontrar num espaço rural multifuncional, continuando a ocupar um lugar importante na gastronomia local e na mesa, enquanto ponto de encontro de convivialidades, histórias e memórias.

Neste âmbito, na demonstração culinária será confecionado um prato de javali e no passeio previsto para dia 22 de fevereiro será dada a oportunidade de partilhar histórias e experiências relacionadas com caça e os ecossistemas cinegéticos.

O ciclo de passeios surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” que se encontra patente, no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral. Mais informações através do número 281 320 540.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: