Saltar para o conteúdo

Ciclismo: Percurso competitivo e variado na Volta ao Algarve

28 de Janeiro de 2014

Chegada a Monchique, contrarrelógio e Alto do Malhão decisivos na “Algarvia” – A 40ª edição da Volta ao Algarve em bicicleta vai regressar ao tradicional formato de cinco etapas, apresentando um percurso muito variado e mais competitvo do que em anos anteriores, com o objetivo de dar a oportunidade de brilhar a todo o tipo de corredores. Além do contrarrelógio individual, a 2ª etapa, com chegada a Monchique, e a chegada ao Alto do Malhão adivinham-se também como determinantes para a classificação final. O pelotão vai percorrer um total de 690 quilómetros, distribuídos por quatro etapas em linha e por um contrarrelógio individual de 13,6 quilómetros. O traçado é variado, contemplando tiradas para sprinters puros, mas também a emblemática chegada ao Alto do Malhão e um contra-relógio individual na 3ª etapa.

39ª Volta Algarve em bicicleta

A etapa inaugural, no dia 19 de fevereiro, vai ligar Faro a Albufeira, ao longo de 160 quilómetros. A contagem de montanha de terceira categoria, instalada logo no quilómetro 34, não deverá ser obstáculo para que a decisão aconteça no final da jornada, sendo expectável que os sprinters meçam forças na meta localizada perto da Câmara Municipal de Albufeira.

A segunda tirada é a mais longa da competição, com 196 quilómetros, desde Lagoa até Monchique, apresentando algumas dificuldades na sua parte final. O traçado, com caraterísticas de ‘clássica’, contempla dois prémios de montanha de terceira categoria, o último dos quais a cerca de 5 quilómetros da meta. Trata-se de uma tirada exigente, capaz de deitar por terra as ambições de alguns corredores menos avisados, e que vai obrigar a um bom posicionamento dos favoritos à camisola amarela.

Ao terceiro dia vai-se disputar o contrarrelógio individual, que vai ligar Vila do Bispo a Sagres, numa extensão de 13,6 quilómetros. Num exercício individual mais curto do que o normal – que se apresenta mais técnico nos últimos dois quilómetros – é expectável que a corrida fique em aberto para o dia seguinte. Ainda assim, o contrarrelógio deverá contribuir para uma triagem dos favoritos para a vitória final.

Cicl Montanha

As decisões finais ficam guardadas para o quarto dia, quando os corredores percorrerem 164,5 quilómetros, entre Almodôvar e o Alto do Malhão, num dia decisivo para os trepadores. Depois de um percurso ondulado, os últimos 45 quilómetros apresentam uma primeira passagem pela meta final ao quilómetro 121. A 11,5 quilómetros do final, surge uma novidade que será uma autêntica “armadilha”. Os corredores vão enfrentar uma subida de terceira categoria, que tem apenas um quilómetro de extensão, mas cuja inclinação média é de 13 por cento. Espera-se que os ataques entre os favoritos comecem logo aí, tornando ainda mais emocionante e seletiva a escalada final para a meta, no Malhão, coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria.

Aguarda-se que este dia seja de festa na região, pois trata-se da etapa-rainha e disputa-se ao sábado, o que deverá cativar muito público, nas duras rampas do Malhão, que têm apenas 2,5 quilómetros, mas cuja inclinação média é de dez por cento. A Volta ao Algarve termina no dia 23, com a ligação entre Tavira e Vilamoura. Numa novidade na “Algarvia”, o pelotão irá efetuar um percurso final de cinco voltas na área de Vilamoura – cada volta com a extensão de 11,9 quilómetros –, numa etapa desenhada para sprinters puros e que promete colorir e animar o complexo turístico de Vilamoura.

Logo_40ª Volta ao Algarve_2014

Etapas da 40ª Volta ao Algarve:

1ª Etapa: 19 de fevereiro – Faro / Albufeira – 160,00 km

2ª Etapa: 20 de fevereiro – Lagoa / Monchique – 196 km

3ª Etapa: 21 de fevereiro – Vila de Bispo / Sagres – 13,6 km (C/R Ind.)

4ª Etapa: 22 de fevereiro – Almodôvar / Alto do Malhão (Loulé) – 164,5 km

5ª Etapa: 23 de fevereiro – Tavira / Vilamoura – 155,8 km

 

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: