Saltar para o conteúdo

Quinta do Peral desafia a fazer pão à moda antiga

16 de Janeiro de 2014

No próximo dia 18, sábado, a Quinta do Peral, em São Brás de Alportel convida a uma viagem no tempo através de aromas e sabores típicos de uma manhã dedicada a “aprender a fazer pão à moda antiga”, saberes ancestrais que passavam de geração em geração, mas que nos dias de hoje correm o risco de extinção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com início pelas 09h00, esta iniciativa desafia adultos e jovens a meter as mãos na massa e descobrir ou recordar a experiência de confecionar pão segundos moldes tradicionais.

Antigamente… o fermento era preparado em casa na noite que antecedia a amassadura e a farinha era peneirada. Na manhã seguinte o processo seguia com o amassar do pão, o aquecimento do forno, o tender e finalmente a colocação do pão no forno. Um conjunto de procedimentos recheados de preceitos e utensílios próprios.

Neste âmbito, a Quinta do Peral conta com a participação especial das vizinhas da Quinta, a D.ª Rosa Dias e a Dª Lurdes Trindade na partilha de saberes e experiências sobre esta antiga arte que traz à memória histórias de infância, mas também o contacto com esta realidade longínqua para os mais jovens.

Esta atividade carece de inscrição prévia através do Tel. 289 845 420 ou e-mail. quintadoperal@cm-sbras.pt

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: