Saltar para o conteúdo

Força da Tradição revela-se a cantar em SBAlportel

5 de Janeiro de 2014

Em São Brás de Alportel, o Programa de Valorização das Tradições Musicais “Charolas, a Força da Tradição” dá as boas vindas ao ano novo com as típicas cantigas das janeiras em louvor ao Deus Menino. Os grupos intergeracionais de charolas formam-se e reacendem a vida da comunidade com ensaios, novos poemas e rimas que surpreendem todos os anos diversos públicos, num programa repleto de atuações até amanhã, Dia de Reis.

???????????????????????????????Na edição deste ano, o Grupo de Charolas dos Machados, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados deu início a este programa no dia 1 de janeiro com a sua primeira atuação na sede do grupo.

A tradição bate à porta do Mercado Municipal de São Brás de Alportel no sábado, dia 4, para um espetáculo único protagonizado pelas charolas do Município: Searas do Monte, Charola da Mesquita e Charola dos Machados, às quais se juntou ainda o Grupo da Casa do Povo de Estoi.

???????????????????????????????A alegria do ano novo prosseguiu ao ritmo das charolas que partem em digressão por diversos sítios do concelho. As Searas do Monte marcam encontro com a população da Mesquita, no Café Bolota, no Centro Museológico de Alportel, no Alportel,  e ainda no Café Correia no sítio de São Romão.

O Café 1º de Maio, em Vilarinhos foi ponto de partida para a atuação da Charola da Mesquita, seguindo-se o Café União no Largo de São Sebastião, em São Brás de Alportel, e ainda a Casa Reis, na pitoresca localidade de Mealhas.

A Charola de Machados revelou a magia da música em São Romão, no Café Correia, rumou depois ao Café Bolota, na Mesquita e encerrou a digressão no Centro Museológico de Alportel.

???????????????????????????????No domingo, dia 5, o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia presenteia os seniores são-brasenses com a atuação das Charolas do Concelho, um momento para recordar e viver a alegria das janeiras, pelas 15h30.

A tradição sobe até serra são-brasense para uma divertida Festa de Reis, a ter lugar no Centro de Convívio de Parises, pelas 17h00. Esta Festa de Reis conta com animação de Charolas, atividades lúdico-pedagógicas, um lanche comunitário, no qual todos/as podem participar, entre muitas outras surpresas promotoras de convívio e boa disposição.

Organizado pelo Pano LARA – Intervenção Social Pós Incêndio de São Brás de Alportel este evento pretende ainda assinalar o 1º aniversário deste espaço polivalente, espelho do trabalho desenvolvido pela equipa junto da comunidade serrana.

No Dia de Reis, dia 6, segunda-feira, o Cineteatro São Brás abre as portas ao tradicional Encontro de Charolas de São Brás, um evento organizado há mais de 30 anos pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Na edição deste ano esta iniciativa gratuita leva a palco os grupos: Searas do Monte; Charola da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne; Charola do Grupo Desportivo e Cultural dos Machados; Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes; Charola da Mesquita e Charola União Bordeirense.

O Programa de Valorização das Tradições Musicais “Charolas, a Força da Tradição” é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração de um conjunto de associações e entidades que defendem e valorizam estas manifestações culturais de origens ancestrais.

 fonte CMSBA

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: