Força da Tradição revela-se a cantar em SBAlportel
Em São Brás de Alportel, o Programa de Valorização das Tradições Musicais “Charolas, a Força da Tradição” dá as boas vindas ao ano novo com as típicas cantigas das janeiras em louvor ao Deus Menino. Os grupos intergeracionais de charolas formam-se e reacendem a vida da comunidade com ensaios, novos poemas e rimas que surpreendem todos os anos diversos públicos, num programa repleto de atuações até amanhã, Dia de Reis.
Na edição deste ano, o Grupo de Charolas dos Machados, do Grupo Desportivo e Cultural de Machados deu início a este programa no dia 1 de janeiro com a sua primeira atuação na sede do grupo.
A tradição bate à porta do Mercado Municipal de São Brás de Alportel no sábado, dia 4, para um espetáculo único protagonizado pelas charolas do Município: Searas do Monte, Charola da Mesquita e Charola dos Machados, às quais se juntou ainda o Grupo da Casa do Povo de Estoi.
A alegria do ano novo prosseguiu ao ritmo das charolas que partem em digressão por diversos sítios do concelho. As Searas do Monte marcam encontro com a população da Mesquita, no Café Bolota, no Centro Museológico de Alportel, no Alportel, e ainda no Café Correia no sítio de São Romão.
O Café 1º de Maio, em Vilarinhos foi ponto de partida para a atuação da Charola da Mesquita, seguindo-se o Café União no Largo de São Sebastião, em São Brás de Alportel, e ainda a Casa Reis, na pitoresca localidade de Mealhas.
A Charola de Machados revelou a magia da música em São Romão, no Café Correia, rumou depois ao Café Bolota, na Mesquita e encerrou a digressão no Centro Museológico de Alportel.
No domingo, dia 5, o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia presenteia os seniores são-brasenses com a atuação das Charolas do Concelho, um momento para recordar e viver a alegria das janeiras, pelas 15h30.
A tradição sobe até serra são-brasense para uma divertida Festa de Reis, a ter lugar no Centro de Convívio de Parises, pelas 17h00. Esta Festa de Reis conta com animação de Charolas, atividades lúdico-pedagógicas, um lanche comunitário, no qual todos/as podem participar, entre muitas outras surpresas promotoras de convívio e boa disposição.
Organizado pelo Pano LARA – Intervenção Social Pós Incêndio de São Brás de Alportel este evento pretende ainda assinalar o 1º aniversário deste espaço polivalente, espelho do trabalho desenvolvido pela equipa junto da comunidade serrana.
No Dia de Reis, dia 6, segunda-feira, o Cineteatro São Brás abre as portas ao tradicional Encontro de Charolas de São Brás, um evento organizado há mais de 30 anos pela Associação Cultural Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Na edição deste ano esta iniciativa gratuita leva a palco os grupos: Searas do Monte; Charola da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne; Charola do Grupo Desportivo e Cultural dos Machados; Charola do Grupo Etnográfico de Quelfes; Charola da Mesquita e Charola União Bordeirense.
O Programa de Valorização das Tradições Musicais “Charolas, a Força da Tradição” é uma iniciativa da Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração de um conjunto de associações e entidades que defendem e valorizam estas manifestações culturais de origens ancestrais.
fonte CMSBA