Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado em Faro com “flash-mob” e espetáculo de dança
Um grupo de 21 jovens com deficiência da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro) e de outras instituições algarvias participam, entre sábado e segunda-feira, num conjunto de atividades ligadas à área da dança, música e movimento. O projeto “Ritmo para Todos – O Desafio” arrancou em Faro, com a receção aos participantes, que durante três dias irão frequentar treinos e “workshops” de dança oriental, africana, contemporânea, salsa/ kizomba e hip-hop, orientados por cinco professores, do Algarve, Porto e Lisboa. No domingo, 1 de dezembro, às 21:00, realizou-se um “flash-mob”, na discoteca Twice, em Faro.
O espetáculo final do projeto está marcado para as 21:00 de segunda-feira, 2 de dezembro, no auditório da delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude. O projeto “Ritmo para Todos – O Desafio”, promovido pela APPC Faro e cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), envolve ainda oito colaboradores da APPC Faro, num total de 34 pessoas, com e sem deficiência. O projeto, que decorre no âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, desenvolve-se num ambiente de partilha e aprendizagem, na expectativa de contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência e seu enriquecimento pessoal.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro, desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.