Plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo
O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, reuniu-se com o responsável pela Enercoutim (Associação Empresarial de Energia Solar de Alcoutim), Marc Rechter, numa visita à plataforma de demonstração de energia solar, que está a ser instalada em Martim Longo. “Até ao final de março do ano que vem a plataforma deverá ter uma capacidade de produção de 4megawatts”, referiu Rechter, explicando ao novo autarca de Alcoutim que os equipamentos ocuparão 16 hectares e utilizam tecnologia de fotovoltaico de concentração, uma solução que permite concentrar a luz do sol numa única célula de alta eficiência e que a transformará em eletricidade.
Com a plataforma, continuou Rechter, “conseguimos oferecer aos promotores uma forma rápida de implementarem os seus projetos a um custo total de implementação e operacional mais baixo do que fora da plataforma, o que acreditamos que será fundamental na atração de investimento para um concelho como Alcoutim”.
“Este é um projeto muito importante para Alcoutim, porque nos coloca na linha da frente no campo das energias renováveis e tem sido um grande dinamizador da economia local”, afirmou Osvaldo Gonçalves, acrescentando que espera que a plataforma vá criar cerca de 10 postos de trabalho no futuro.
Marc Rechter adiantou ainda que estão a trabalhar numa expansão deste projeto com início de execução da próxima fase prevista para o ano de 2015.