Saltar para o conteúdo

95º ANIVERSÁRIO DO ARMISTÍCIO: LOULÉ RECORDOU VÍTIMAS DA I GUERRA MUNDIAL

12 de Novembro de 2013

O Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes assinalou ontem de manhã o 95º aniversário do Armistício, com uma homenagem aos combatentes que “com o sacrifício da própria vida, no cumprimento do dever, e ao serviço de Portugal, tombaram no campo de batalha”. O Armistício de 1918 assinala a rendição da Alemanha e o fim da I Guerra Mundial. Às 11 horas de 11 de novembro de 1918, o Armistício foi assinado em Rethondes, na floresta de Compiègne, pelas partes em conflito, pondo fim às hostilidades armadas da I Grande Guerra de 1914-18. Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch e o Intendente Matthias Erzberger.  Portugal participou na Grande Guerra entre março de 1916 e novembro de 1918, nas frentes de guerra no Nordeste Europeu, na Flandres, e em África, no Sul de Angola e Norte de Moçambique. Declarou guerra à Alemanha e alinhou com a Grã-Bretanha, França, Rússia e seus aliados.

95º Aniversario do fim da 1ª Guerra Mundial celebrado em Loul - C.M.Loule - Mira (1)PICSEsta batalha ficou marcada pela participação portuguesa, tendo os exércitos alemães provocado uma estrondosa derrota às tropas portuguesas. O corpo expedicionário português, comandado pelo General Gomes da Costa, fazia parte do 11º corpo britânico e era composto por cerca de 20 mil homens, dos quais 1500 estavam em primeira linha. Os soldados louletanos cujos nomes estão inscritos nos memoriais das paredes da fachada da Câmara Municipal participaram nesta guerra, integrados no Batalhão de Infantaria nº4 de Faro e o seu efetivo era constituído por 19 oficiais e 600 praças.

Ângelo Silva, presidente do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes, sublinhou os fatores que envolveram este primeiro grande conflito à escala mundial: “nacionalismo extremo, militarismo, convicções e preconceitos civilizacionais que destruíram impérios caducos e redistribuíram os povos por conveniência num novo mapa política”. Para este responsável, “esta loucura coletiva” levou a uma “geração perdida, metralhada, bombardeada, com resultados nefastos para a Humanidade”.

Ao assinalar mais um aniversário do Armistício, pretende o Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes “recordar aqueles que perderam a vida em combate ou que sofreram atrozmente as loucuras da guerra, entre agosto de 1914 e novembro de 1918”. “Todos os que participaram na grande guerra, entre eles muitos militares portugueses, merecem de nós a memória e o respeito sentido e o empenho presente da preservação da paz, disse ainda Ângelo Silva.

95º Aniversario do fim da 1ª Guerra Mundial celebrado em Loule - C.M.Loule - MirapicsPedro Oliveira, vereador da Câmara Municipal de Loulé, sublinhou a importância desta cerimónia promovida pelo Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes. “A celebração deste dia é um marcante testemunho que está também presente nas paredes da Câmara Municipal, nas placas que há vários anos foram aqui colocadas com os nomes dos combatentes da I Guerra Mundial e, mais recentemente, com os combatentes na Guerra do Ultramar”. Para este responsável, esta é uma forma do Município demonstrar “o apreço para com estes homens e o quanto honramos as suas memórias”.

Comemorações do Centenário da I Guerra Mundial em 2014

O porta-voz do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes anunciou que no próximo ano vão decorrer as comemorações do Centenário do início da I Guerra Mundial em países como a França, Inglaterra Holanda e Portugal. A Liga dos Combatentes vai levar a efeito uma série de eventos, que culminarão com a colocação de uma placa evocativa onde vão figurar os nomes de combatentes que participaram na I Grande Guerra e onde estarão incluídos os nomes dos soldados louletanos que deram a vida em nome de Portugal.

 

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: