Saltar para o conteúdo

PS questiona o Governo sobre a capacidade operacional dos centros de emprego do Algarve

8 de Novembro de 2013

Os deputados do Partido Socialista questionaram o Governo, nomeadamente o Ministro da Solidariedade, do Emprego e da Segurança Social, sobre a incapacidade dos serviços regionais do IEFP, I.P. de absorver com rapidez o fluxo de novos desempregados que todos os anos ali se deslocam devido à cessação dos contratos de trabalhos sazonais.

DESEMPREGO.jpgpics1Para o deputado do PS Miguel Freitas, a situação de desemprego por si só “já é uma situação de extrema delicadeza” que, associada a sacríficos no momento da inscrição no centro de emprego, “agrava ainda mais a situação individual de cada novo desempregado”, pois considera que não se deve obrigar novos desempregados a ficaram em filas intermináveis, que em muitos casos se começam a formar nas vésperas, obrigando os novos desempregados a pernoitar às portas dos centros de emprego algarvios.

Um dos aspetos levantados é a falta de recursos humanos existentes nos centros de emprego, ao que Miguel Freitas relembra que no acordo tripartido de Concertação Social Sobre “Compromisso para o Crescimento, Competitividade e Emprego”, de janeiro de 2012, as partes subscritoras definiram que uma das linhas de ação era exatamente a redistribuição dos recursos e, sobretudo, o reforço dos meios humanos e materiais dos Centros de Emprego do IEFP.

Devido à forte sazonalidade laboral no Algarve associada ao turismo, a taxa de desemprego na região aumenta sempre entre novembro e dezembro, com consequência no aumento do acesso aos centros de emprego regionais, mais propriamente, nos primeiros dias do mês, sendo uma situação que se agravou nos últimos 3 anos com o aumento do desemprego na região provocando longas filas de espera à porta dos centros de emprego.

Os deputados socialistas querem saber se houve reforço dos recursos humanos nos últimos três anos nos centros de emprego algarvios para fazer face ao maior fluxo de inscritos e se foi adotado algum procedimento eficaz para marcações e registos por parte dos interessados.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: