Destinado ao acolhimento de imigrantes: Faro tem a “Família do Lado”
A Divisão de Ação Social e Educação da Câmara Municipal de Faro, no âmbito do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes CLAII de Faro, avança com a iniciativa “Família do Lado”, que visa promover a criação de novos mecanismos de aproximação de grupos – comunidades imigrantes e sociedade autóctone – enquanto estratégia para a integração dos imigrantes na sociedade portuguesa, ao mesmo tempo que contribui para a construção de uma imagem positiva em torno da interculturalidade e da diversidade cultural.
Assim, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da “Família Anfitriã”, como forma de acolhimento do “Outro”. Será ainda atribuído um “Assistente” a cada par de famílias, de modo a fazer a “ponte” entre ambas, e este, estará presente no almoço.
Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural _ ACIDI e o almoço-convívio realizar-se-á no dia 24 de novembro de 2013 (domingo), pelas 13.00 horas, em simultâneo, em 11 países da U.E. (Áustria, Eslováquia, Espanha, Bélgica, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Portugal, Reino Unido e República Checa).
Para mais informações: Tel n.º 289 870 869, e-mail: dase@cm-faro.pt, ou em www.acidi.gov.pt