Campanha Solidária ” Salvem o Golfinho”
15 de Outubro de 2013
Hoje conhecida por “Golfinho” esta lancha de madeira com mais de 20 anos e outrora usada na pesca de rede artesanal, é oriunda de Monte Gordo e representante da última geração destas embarcações. Destinada à demolição por motivo de construção de nova embarcação foi doada à ADRIP – Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela – para fins culturais e está integrada no projeto ” Museu Aberto da Ria” em Cacela Velha. Atualmente encontra-se num estado de extrema degradação necessitando de recuperação urgente.
A dificuldade de reabilitar velhos barcos tanto economicamente como tecnicamente leva a que todo este processo seja bastante lento . Para a recuperação do “Golfinho” em estaleiro a ADRP necessita de 5 000 €.
O F/18.1 é um grupo de fotógrafos amadores que apadrinhou esta causa e em colaboração com a ADRIP realizou em Cacela Velha, nos dias 25 e 26 de Agosto, a exposição de fotografia “Luz sobre a Ria”, na qual participaram cerca de 20 fotógrafos que doaram o seu trabalho.
Os trabalhos expostos do grupo puderam ser adquiridos pelos visitantes e o valor realizado reverteu para a recuperação da embarcação, pretendendo assim sensibilizar a população sobre a salvaguarda do nosso património.
Começou uma nova etapa para salvar o “Golfinho”. A ADRIP está, neste momento a meio caminho para atingir o objectivo. Nesta etapa deu-se início a uma campanha para angariar donativos através da plataforma online, Indiegogo http://igg.me/at/golfinho/x/4915241
“Existem várias formas de ajudar, se não tiverem possibilidade de fazer um donativo, podem contribuir para esta causa ao partilhar a nossa campanha: reenviem este e-mail, partilhem no Facebook, passem a mensagem aos vossos amigos, familiares, colegas… E não se esqueçam, se 2500 pessoas doarem 1 € o golfinho estará a salvo ;)”, destaca a ADRIP
fonte – ADRIP
No comments yet