Saltar para o conteúdo

Biblioteca Municipal de Faro homenageia o seu patrono

15 de Outubro de 2013

À mesa do vento – uma conversa na “casa” de Ramos Rosa é o tema da Tertúlia com que a Biblioteca Municipal de Faro vai assinalar, no próximo dia 17 de Outubro, pelas 18h30, a data de nascimento do poeta António Ramos Rosa. A Tertúlia contará com as presenças do Prof. Doutor Pedro Ferré, do poeta Manuel Madeira, do Engº Augusto Miranda e do Prof. Doutor João Minhoto Marques.

cartaz Terúlia Ramos Rosa

Falecido no passado dia 23 de Setembro, com 88 anos, António Ramos Rosa dedicou a sua vida à poesia. Autor de uma das obras poéticas mais extensas e marcantes da poesia portuguesa contemporânea, começada em Faro com a publicação de Grito Claro (1958), escreveu também livros de ensaios que marcaram sucessivas gerações de leitores de poesia, como Poesia, Liberdade Livre (1962) ou Poesia e Interrogação do Real (1979).

Recebeu ainda alguns dos mais relevantes prémios literários portugueses, como o Prémio Pessoa, em 1988, e vários prémios internacionais quer como poeta, quer como tradutor. O Município de Faro outorgou-lhe a sua Medalha de Ouro, e foi distinguido pela Universidade do Algarve com o grau de Doutor Honoris Causa, no dia do seu aniversário, em 2003.

O significado e o legado da obra poética de Ramos Rosa, o seu labor crítico e ensaístico na busca da plenitude poética, vivências e outras recordações, são alguns dos temas a abordar nesta Tertúlia, um espaço aberto, que se pretende participado por todos os que queiram lembrar este grande poeta da língua portuguesa, nascido em Faro.

A BMF tem, em exposição permanente, um conjunto de objetos doados pelo poeta, testemunho de diversas homenagens de que foi alvo. No átrio está patente uma mostra bibliográfica.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: