SPORT FARO E BENFICA A CAMINHO DO CENTENÁRIO NAS ASAS DA ÁGUIA
O Sport Faro e Benfica (SFB) está a comemorar 96 anos e, como que transportada nas asas da águia benfiquista a caminho do centenário, a filial nr.1 do Sport Lisboa e Benfica (SLB), lembra à cidade capital do Algarve, na velhinha e carismática sede (bem conservada) no Largo Pé da Cruz, através de uma faixa que nada tem a ver com a atual campanha política autárquica, que é um emblema vivo de Faro, há quase cem anos a formar campeões para o desporto, para a cultura e sobretudo para a sociedade, onde se têm destacado e continuam a destacar várias figuras de referência que beberam muito do seu saber e experiência na sua passagem, como desportistas ou dirigentes, pelo SFB.
Também nesta ocasião, depois da apresentação do plantel para o próximo campeonato distrital da Associação de Futebol do Algarve, que Algarve Press noticiou em Agosto, realizou-se o tradicional jantar de aniversário (96º) do SFB no conhecido Restaurante do Faro e Benfica, na Doca de Faro, um dos mais prestigiados do Algarve. Ponto alto das comemorações, o repasto contou a presença, além das mais diversas entidades e amigos do Faro e Benfica, como o presidente da autarquia, Macário Correia, e o presidente da Junta de Freguesia da Sé, Joaquim Teixeira, a casa-mãe fez-se representar pelo segundo ano consecutivo pelo dirigente do SLB, Rui Gomes da Silva (1º na 3ª foto ao lado de Luís Carneca, presidente do SFB, e Macário Correia, edil de Faro), conhecido comentarista desportivo na TV.
Manuel Luís – t e f
Obrigado a retirar-se antes do jantar, “por questões familiares”, Rui Gomes da Silva lamentou a perda das três frentes, nacional e europeia, onde o SLB esteve envolvido a época passada, garantindo que “os benfiquistas aprenderam à custa dos erros próprios”, enquanto assegurava a “renovação da esperança nos próximos campeonatos”.
Sem deixar de enaltecer “o espírito benfiquista”, Rui Gomes da Silva sublinhou “as boas relações da Casa do Benfica de Faro com a Filial nr.1 do Benfica” e, garantindo a presença no 97º. aniversário do SFB, sem esquecer que pertence ao mesmo partido (PSD) de Macário Correia, aproveitou para enaltecer o trabalho do edil nas autarquias de Faro e Tavira.
Também sem tempo para participar no cortar do bolo de aniversário, por “compromissos antes assumidos”, Macário Correia entregou a habitual lembrança ao SFB entre palavras de gratidão e despedida como edil de Faro, desejou “felicidades futuras ao Faro e Benfica”.
Por seu turno, muito critico para com a atitude do edil, Joaquim Teixeira recordou que é “sócio do SFB, tal como de todos os clubes da Freguesia”, já que, além do seu sentimento clubista e associativo, o autarca está “ciente das dificuldades financeiras por que passam as coletividades”, a quem Joaquim Teixeira garante nunca ter negado “auxílio dentro das possibilidades da Junta de Freguesia”.
Figura incontornável do Sport Faro e Benfica, João Pires (a discursar e soprar as velas do bolo com Luís Charneca), sócio nr.1 do emblema da águia de Faro, página viva da história do SFB e da sociedade farense salientou “o grande trabalho desenvolvido pelas secções desportivas do clube, desde a canoagem, dirigida por Micael ferrada, bem como a escola náutica, liderada por José Gravata”, sem esquecer “os bons resultados no futebol, através da entrega e dedicação de todos os dirigentes, que fazem do Faro e Benfica um emblema respeitado onde quer que esteja representado”.
À frente dos destinos do SFB há quase seis anos consecutivos, Luís Charneca (ao lado de Macário Correia e a apertar a mão a Toi, da Casa do Benfica de Faro) reforça “o orgulho” de presidir aos destinos do clube, de tal maneira que “seis anos volvidos até parece que estamos a chegar ao fim do primeiro ano” de mandato, até pela excelente relação existente entre todos os órgãos dirigentes do Faro e Benfica”.
Aproveitando o tempo de aniversário, como quem pede uma prenda, o timoneiro do SFB não deixa de lançar algumas criticas com destinatários bem percetíveis: “A caminho de centenário temos uma história rica em prol do desporto, cultura e associativismo de Faro, por isso merecíamos maior respeito e apoio por parte das entidades desta cidade. Mesmo assim continuaremos a dedicar todo o nosso trabalho para mantermos a chama viva no Faro e Benfica, sempre em prol de Faro”.
Mensagens sublinhadas pelo presidente da Assembleia Geral do SFB, Fernando Rodrigues (na 1ª foto), mais um histórico do benfiquistas de Faro, que enfatizou “a força e unidade existentes no Sport Faro e Benfica”, coletividade que “não esquece quem a ajuda ou já a ajudou, como foi o caso do saudoso “Carlinhos” (Carlos Gregório), nem do filho de outro amigo do clube e funcionário do Restaurante Faro e Benfica, Carlos”, rematou o dirigente em tom de homenagem.
ML – Algarve Press