FOLKFARO MOSTRA FOLCLORE INTERNACIONAL NA CAPITAL ALGARVIA
O maior festival de folclore do Sul arrancou dia 17 no Teatro das Figuras! Está de volta o maior festival de folclore do Sul de Portugal. De 17 a 25 de Agosto, a capital algarvia recebe, uma vez mais, a grande festa das músicas e danças do mundo – o FOLKFARO. Trata-se da 11ª edição do certame, numa organização do Grupo Folclórico de Faro, com o apoio principal da Câmara Municipal de Faro. Estarão representadas as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países. Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões. “Festa e Emoção com os ritmos do Mundo!” é o mote da edição deste ano, que tem previstas delegações vindas de: Albânia, Egito, EUA, Ilhas Canárias (Espanha), Índia, Porto Rico, e grupos de várias regiões de Portugal.
A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 17 de Agosto (sábado, às 21.30h), com todos os países participantes, depois a apresentação (ontem) no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro e no Museu Municipal, como se pode ver através da foto-reportagem do nosso colaborador “Reinalgon”, marcou o arranque de nove intensos dias, repletos de espectáculos e inúmeras actividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro.
Depois da gala, sucedem-se os espectáculos diários no Palco do Passeio da Doca, onde se prevê a afluência de milhares de pessoas, à imagem do que tem acontecido nos anos anteriores. O FolkFaro é o único evento de carácter anual que, durante mais de uma semana, devolve vida e animação à baixa da capital algarvia. O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de S. Brás de Alportel, Loulé, Tavira e Moura.
Em cada uma dessas noites, atuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Sandra Cristo & Filipe Neves, Clube de Danças João de Deus, Acordealma, Companhia de Dança Splash e Fado com César Matoso.
As tradições portuguesas estarão representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões: Grupo Folclórico de Alte (Algarve), Grupo de Folclore Monteverde (Madeira), Rancho Folclórico da Luz dos Candeeiros (Alta Estremadura), Rancho Folclórico Bombos e Adufes da Casa do Povo do Paul (Beira-Baixa), Grupo Folclórico da Corredoura (Baixo Minho), Grupo Folclórico “As Tricanas de Ovar” (Beira Litoral) e Grupo Folclórico de Faro – adulto e infantil (Algarve).
As animações de rua, os ateliers de dança, os desfiles, os espectáculos nas freguesias e concelhos vizinhos, os programas especiais para crianças, idosos e reclusos e a celebração ecuménica constituem motivos de interesse deste festival.
Muito bom o espectáculo em São Brás de Alportel…