Saltar para o conteúdo

ALBUFEIRA EM FESTA

19 de Agosto de 2013

Amanhã, 20 de agosto, Albufeira comemora o Dia do Município. A Câmara Municipal irá assinalar a data, feriado municipal, com a realização de diversas cerimónias. Um dia repleto de acontecimentos que culminará com a realização de um espetáculo musical e sessão de fogo de artifício na Praça dos Pescadores. As comemorações do Dia do Município, a 20 de agosto, terão início com o tradicional Hastear da Bandeira no Largo dos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A cerimónia oficial contará com a Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e com a presença dos membros do Executivo, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e representantes de entidades militares, civis e religiosas. No final, a fanfarra dos Bombeiros desfilará pelas ruas da cidade.

84479344_b31b9d0154_o_3No ano em que se comemora o Ano Europeu dos Cidadãos, o Município de Albufeira decidiu incluir no seu programa de comemorações uma cerimónia de reconhecimento das Associações e Clubes do concelho, agendada para as 10h00, no Auditório Municipal. “Associativismo – Um contributo para a Cidadania” é o nome do evento que pretende destacar o percurso e a importância das coletividades para o desenvolvimento de Albufeira.

Guia capital do Frango1No início da tarde, rumaremos à freguesia da Guia, onde será assinado um Protocolo de Colaboração entre o Município de Albufeira e a Fundação António Silva Leal, no âmbito do “Programa Hortas Comunitárias”. O ato terá lugar às 14h30, no Lar da 3.ª Idade, Nossa Senhora da Visitação, cujo espaço exterior será alvo de um projeto de requalificação com vista à criação de uma horta comunitária, onde os municípes interessados poderão ter a sua própria horta e cultivar os mais variados produtos hortícolas, assim como plantas medicinais e aromáticas.

Marina de AlbufeiraDe volta ao associativismo, o Município irá firmar um contrato de comodato com o Corpo Nacional de Escutas, que visa a cedência das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo da Mouraria para usufruto do Agrupamento 714. Com um total de cerca de 120 elementos, com idades compreendidas entre os 6 e os 22 anos, o Agrupamento de Escutas de Albufeira irá utilizar aquele espaço para dar continuidade ao desenvolvimento de atividades e projetos direcionados aos jovens do concelho. A assinatura decorrerá às 15h30, no edifício do antigo estabelecimento de ensino, atualmente desativado.

PROGRAMA
A freguesia de Olhos de Água também integrará o programa comemorativo, com a inauguração do Caminho da Roupeira, agendada para as 16h30, junto à Quinta do Mel. A via, que liga a Quinta do Mel à E.M. 526 (Ponte Barão), tem uma extensão de 1581 metros e um investimento a rondar os 136 mil euros.

PaderneO programa do Dia do Município irá incluir ainda a pré-apresentação do livro “Entre o Mar e a Serra – a Nova Monografia de Paderne”, da autoria de Arménio Aleluia Martins, diretor do jornal local “A Avezinha”. A obra, com prefácio de Luísa Monteiro, destaca aspetos históricos e culturais da aldeia de Paderne ao longo de oito séculos. Arménio Aleluia refere que este trabalho vem complementar a obra do mesmo género, editada em 1910 por Ataíde de Oliveira, centrando-se sobretudo nos fatos ocorridos durante o último do milénio. A obra será dada a conhecer ao público pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
À noite, a animação musical encerrará os festejos com a atuação da Orquestra Arte & Música, pelas 22h30, na Praça dos Pescadores. A Orquestra, fundada em 1978, é composta por músicos profissionais que colaboram com variados grupos musicais e que possuem formações variadas que vão do rock ao pop, passando pelo clássico, popular, jazz e fado. Para o espetáculo do dia 20 de agosto, a banda irá interpretar um repertório eclético com temas em português e inglês, e com a presença de duas vozes femininas: Filipa Sousa e Sara Minhalma.
Às 24h00, os céus da cidade serão coloridos com a tradicional sessão de fogo de artifício na Praia dos Pescadores, que marca o encerramento do programa comemorativo do Dia do Município de Albufeira.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: