Autárquicas C.Marim: NÓBREGA APRESENTOU EQUIPA PELO AZINHAL
Mais de uma centena de pessoas de várias localidades da freguesia do Azinhal estiveram presentes no Largo do Mercado, em Azinhal, para apoiar Carlos Nóbrega, o candidato do PS à Câmara Municipal de Castro Marim e Horácio Teixeira, candidato à Assembleia de Freguesia. “Queremos Juntas de Freguesia mais fortes, com mais recursos e competências para uma gestão mais próxima dos cidadãos”, afirmou Carlos Nóbrega, referindo-se à importância daquele órgão autárquico para as populações do interior do concelho.
O Candidato socialista lembrou que as Juntas de Freguesia têm mais facilidade em identificar e apoiar as pessoas com mais dificuldades, e reconheceu a necessidade de implementar uma loja social em cada Sede de Freguesia, apoiar no transporte de doentes aos hospitais, ou na reconstrução de habitações degradadas para os mais carenciados.
Carlos Nóbrega referiu ainda que o desenvolvimento económico da Freguesia do Azinhal, assim como o concelho de Castro Marim, passa muito pelo turismo. “Projectos como os do Corte Velho e Almada de Ouro, não podem continuar parados por falta de entendimento entre a Câmara Municipal e os investidores, pois são muitos postos de trabalho que estão em causa”, afirmou.
“Rrentabilizar os equipamentos municipais existentes na freguesia como o Pavilhão Multiusos ou as escolas primárias, porque foram gastos muitos milhões de euros para que os mesmos estejam sem o aproveitamento adequado”, salientou Nóbrega, constatando que “o investimento público feito na freguesia não teve em conta as necessidades das pessoas e que uma das suas prioridades é aumentar a taxa de cobertura de saneamento básico”. Carlos Nóbrega e a sua equipa já visitaram alguns pontos referenciados pela população, como a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Azinhal (ETAR), por isso afirma: “Encontramos uma situação mais grave do que a relatada, pois além do mau cheiro existente, verificamos que existem descargas de águas poluídas para o regato. Vamos resolver crimes ambientais como este”.
Praticamente sem se deter, Nóbrega destacou as “potencialidades da Freguesia do Azinhal em áreas como o turismo rural, a agricultura, a floresta ou a cinegética”, defendeu a “necessidade de aprovar um plano de ordenamento cinegético em parceria com a Federação de Caçadores do Algarve e Associações de caça do concelho”, assim como a “criação de um gabinete de apoio às empresas na Câmara Municipal, que possa prestar apoio aos pequenos e médios agricultores”.
“Para uma autarquia que queira apostar no desenvolvimento económico não basta fazer a manutenção dos caminhos agrícolas, é necessário estar ao lado dos empresários que queiram investir no interior do concelho, informa-los e prestar-lhes auxílio até no preenchimento das candidaturas aos apoios disponibilizados pela Direção Regional de Agricultura”, sublinhou.
A finalizar, Carlos Nóbrega deixou uma mensagem de “esperança no futuro, direcionada para a juventude”, porque acredita que “se queremos realmente fixar população, melhorar a qualidade de vida dos munícipes e desenvolver a economia do nosso concelho, é preciso dar motivos a todos os jovens que se querem fixar no território. Nesse sentido a autarquia pode apoiar os munícipes na elaboração dos projetos de arquitetura, na redução de licenças de construção da 1ª habitação e de saneamento básico, bem como na criação e implantação do próprio negócio, entre outros incentivos”, disse.