autárquicas CMarim: CARLOS NÓBREGA APOIADO EM ODELEITE
No sábado, dia 3 de agosto, mais de uma centena de pessoas de várias localidades da freguesia de Odeleite estiveram presentes no Restaurante “Bela Vista”, em Odeleite, para apoiar Carlos Nóbrega, o candidato do PS à Câmara Municipal de Castro Marim e Sílvia Batista, candidata à Assembleia de Freguesia. No seu discurso, Carlos Nóbrega mostrou conhecer muito bem os problemas da freguesia de Odeleite, mas também as suas potencialidades. Como têm sido habitual nas suas ações de campanha, o candidato do PS apresentou em primeiro lugar a sua estratégia de desenvolvimento económico e social para o concelho e depois desvendou algumas linhas do programa para a freguesia.
«Em primeiro lugar queremos Juntas de Freguesia mais fortes, com mais recursos e competências para uma gestão mais próxima dos cidadãos», afirmou Carlos Nóbrega, referindo-se à importância daquele órgão autárquico para uma população do interior do concelho. E continuou «pela sua proximidade com a população, as Juntas de Freguesia têm mais facilidade em identificar e apoiar as pessoas que se encontram social e economicamente em maior dificuldade», referindo-se à necessidade de implementar uma loja social em cada Sede de Freguesia, ao apoio no transporte de doentes aos hospitais, ou na reconstrução de habitações degradadas para os mais carenciados.
Carlos Nóbrega não poupou nos elogios à candidata à Assembleia de Freguesia e frisou: «Com a Sílvia Batista esta Junta vai funcionar ao serviço de todos os fregueses de Odeleite, porque esta candidata é uma mulher de trabalho, que está presente e é da aldeia». O candidato do PS e empresário na área do turismo referiu que o desenvolvimento económico da Freguesia de Odeleite, tal como do concelho de Castro Marim, passa precisamente pela principal atividade da região – o turismo. «Se formos eleitos no dia 29 de setembro e acreditamos que somos merecedores da confiança dos castromarinenses para liderar os destinos do nosso concelho, a aldeia de Odeleite vai voltar a ter uma praia fluvial, com excelentes condições para a prática balnear», afirmou Carlos Nóbrega. E acrescenta, «vamos rentabilizar os equipamentos municipais na freguesia como a Casa de Odeleite, o Moinho das Pernadas ou o Parque Aventura, porque foram gastos muitos milhões de euros para que os mesmos estejam sem o aproveitamento adequado, ou fechados a maior parte do tempo». O candidato constatou que o investimento público feito na freguesia não teve em conta as necessidades das pessoas e que uma das prioridades é a construção de um Lar de apoio à terceira idade e centro comunitário em Odeleite.
Em seguida Carlos Nóbrega destacou as potencialidades da Freguesia de Odeleite em áreas como o turismo rural e alojamento local, a agricultura, a floresta ou a cinegética. Defendeu necessidade de aprovar um plano de ordenamento cinegético em parceria com a Federação de Caçadores do Algarve e Associações de caça do Concelho, assim como a criação de um gabinete de apoio às empresas na Câmara Municipal, que possa prestar apoio aos pequenos e médios agricultores. «Para uma autarquia que queira apostar no desenvolvimento económico não basta fazer a manutenção dos caminhos agrícolas, é necessário estar ao lado dos empresários que queiram investir no interior do concelho, informa-los e prestar-lhes auxílio até no preenchimento das candidaturas aos apoios disponibilizados pela Direção Regional de Agricultura». Carlos Nóbrega afirma ainda que é preciso tirar maior aproveitamento da barragem, tanto para a rega de culturas agrícolas, como para atividades turísticas.
A finalizar, Carlos Nóbrega deixou uma mensagem de esperança no futuro direcionada para a juventude, porque acredita que «se queremos realmente fixar população, melhorar a qualidade de vida dos munícipes e desenvolver a economia do nosso concelho, é preciso dar motivos a todos os jovens que se querem fixar no território». E nesse sentido a autarquia pode apoiar os munícipes na elaboração dos projetos de arquitetura, na redução de licenças de construção da primeira habitação e de saneamento básico, bem como na criação e implantação do próprio negócio, entre outros incentivos.