Saltar para o conteúdo

“Essência da Tradição” garantiu o sucesso da Feira da Serra

30 de Julho de 2013

Realizada no último fim de semana de julho, dias 26, 27 e 28, a Feira da Serra de São Brás de Alportel terminou no domingo mais uma edição plena de sucesso, com cerca 25.000 visitantes, tendo registado uma maior procura nos bilhetes de 3 dias e familiares. Passadas mais de 2 décadas de existência, a Feira da Serra renasceu com a Essência da Tradição, numa edição com muitos segredos na casca… na casca da amêndoa, na carapaça do Caracol, marca da rede mundial das cidades com qualidade de vida, Citta Slow… entre muitas outras sugestões de inovação!

feira artes e oficiosSítioAmêndoa

O novo Sítio da Amêndoa convidou a saborear a história da amêndoa, um fruto utilizado desde a antiguidade na gastronomia, doçaria, cosmética e saúde. A animação marcou presença neste espaço ao longo dos 3 dias de feira com a participação especial da Confraria da Amêndoa e a dinamização do Palco Sabores que acolheu na sexta-feira e sábado, demonstrações gastronómicas salpicadas de amêndoa, pela mão dos Chef’s Augusto Lima e Manuel Brazão Pires, respetivamente, reservando para domingo a confeção ao vivo de doce fino, massa pão, uma arte ancestral levada a palco pela doceira Célia Gonçalves.

Feira TascaFSerra_Gastronom

O novo espaço das Cittaslow deu a conhecer as cidades portuguesas que integram este movimento mundial de valorização e defesa das tradições culturais, gastronómicas e ambientais de cada cidade, bem como as sugestões do Slow Food Algarve.

feira publico comprasFserra_LARApics

O Plano LARA – Intervenção Social Pós Incêndio deu vida às memórias do incêndio de 2012, num retrato intenso da destruição provocada pelas chamas, mas também do trabalho de revitalização e dinamização desenvolvido por toda a equipa ao longo deste ano. A exposição fotográfica “Renascer das Cinzas”, patente no local, mostrou em imagem o renascer da serra e das suas gentes, o triunfo da natureza e da esperança.

Os formandos da 2ª Oficina de Fotografia Digital, ministrada pelo conceituado fotógrafo Rui Serra Ribeiro também deram o seu contributo para esta 22ª edição da Feira da Serra na exposição “Alma da Serra”, numa mostra de trabalhos que captaram a essência do mundo rural da serra são-brasense.

feira artesfeira artesan

A criação artística deu novos passos na antestreia da Exposição “Design&Ofícios”, com uma mostra diversificada de trabalho realizados no âmbito da 3ª Residência Criativa. A edição deste ano deu origem a candeeiros de cortiça, de empreita de palma, peças de mobiliário decoradas em materiais reciclados, acessórios em madeira, entre um muitas outras criações que conciliam os ofícios tradicionais à inovação e ao design.

feira chour assadFeira publico

Para os mais pequeninos o Sítios dos Curiosos reservou um mundo do faz de conta repleto de atividades, desde ateliês de trabalhos manuais, pinturas faciais, jogos tradicionais, trampolins, jogos de cordas e tiro com arco no Monte dos Marafados e ainda uma Zona Extra de diversão com um campo de obstáculos de paintball e um espaço de tiro ao alvo.

DesfileEtnEquestrefeira arte equestre

Além destas atividades as crianças podiam ainda usufruir de um divertido passeio de burro pelo recinto, na companhia da Passada d’ Jerico ou fazer um batismo equestre no Picadeiro.

O Picadeiro foi uma vez mais palco de diferentes atividades de animação, com volteio, demonstrações equestres e espetáculos todas as noites, numa verdadeira mostra das potencialidades destes elegantes animais de 4 patas, que contou com a colaboração do Centro Hípico Santa Maria.

A praça do município surgiu totalmente remodelada com a colaboração do Designer Bruno Boto que criou um espaço lounge com paletes de madeira e muita criatividade. O stand do município assumiu um espaço mais amplo dedicado às potencialidades turísticas da região, numa mostra viva de que em “São Brás de Alportel, viver sabe bem”!

Além das novidades desta edição, a Feira contou com os espaços habituais, a Aldeia Serrana recheada de artesanato e sabores tradicionais, a Praça da Cultura, o Sítio dos Animais, o Encontro de Saberes, o Encontro de Ofícios, passando pelo Encontro de Sabores com deliciosas propostas gastronómicas e claro com a animação de sempre, presente no Palco Sonoridades e Palco Principal.

feira folcloreAnim folclfeira passag modelos

Ao longo dos 3 dias de Feira da Serra, o Palco Sonoridades acolheu mais de uma dezena de atuações de dança, música, canto e desporto, levando ao Palco Principal os grupos da terra: Veredas da Memória, Almost 5, Cante Andarilho, Grupo de Acordeonistas e ainda o grupo revelação da região Retro Nova. Nesta 22ª edição o Palco Principal encerrou sexta-feira ao som dos ritmos quentes dos Irmãos Verdades, reservando para sábado o desfile de moda São Brás Fashion, em colaboração com a ACRAL- Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve e o comércio Local e a jovem criadora Lisá Tamiris e por último a boa disposição e excentricidade de Francisco Menezes. No domingo à noite, a Feira da Serra 2013 despediu-se ao som de uma das mais conhecidas vozes do panorama musical português, Marco Paulo.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: